O promotor de Justiça Jaques Ferreira Souto é que está à frente das investigações.

O Ministério Público de Minas Gerais, através da Promotoria de Justiça de Patos de Minas, abriu um inquérito civil público para investigar denúncias de falhas nos repasses de recursos para tratamento de doenças de câncer em Patos de Minas. A direção da Clínica Oncológica AZ, que realiza os procedimentos, reclama que não está recebendo todo o dinheiro a que tem direito.

O promotor de Justiça Jaques Ferreira Souto é que está à frente das investigações. Ele explicou que o Hospital São Lucas é o credenciado para fazer os tratamentos oncológicos em Patos de Minas e que o serviço é terceirizado para a Clínica Oncológica AZ. Desta forma, o Hospital São Lucas recebe e repassa o dinheiro para a clínica.

O pagamento pelos procedimentos realizados na cidade é feito pela Prefeitura de Patos de Minas. Ocorre que a Clínica vem reclamando que não está recebendo a totalidade dos recursos. Segundo promotor Jaques Ferreira Souto, o que ocorre é um desacordo de valores. Ele disse que o Hospital também reclama da Clínica. Com relação ao inquérito civil público, o promotor disse que as investigações ainda estão em curso e que está confiante em solucionar o problema antes que o caso seja levado à Justiça. Os valores não foram divulgados.

A Câmara Municipal de Patos de Minas também recebeu a denúncia e está investigando o caso. Os responsáveis pela Clínica Oncológica AZ e também pelo Hospital São Lucas foram convidados para prestar esclarecimentos. Eles vão participar da reunião ordinária que acontece na próxima quinta-feira (06), às 14h.

Patos de Minas é referência em saúde para uma região que possui 700 mil habitantes. O desentendimento é frustrante para quem espera uma evolução do serviço de oncologia no município. Segundo o promotor Jaques Ferreira Souto é preciso haver um entendimento e um esforço para que os tratamentos contra o câncer em Patos de Minas sejam ampliados.