MP e Prefeitura assinam compromisso para identificar e castrar cães e gatos em Patos de Minas

Medida foi acordada entre o Ministério Público e a Prefeitura de Patos de Minas e estabelece identificação de animais por chip.

publicado em 14/02/2020, por Farley Rocha


Imagem: Arquivo Patos Hoje

A Prefeitura de Patos de Minas, representada pelo prefeito em exercício Paulo Mota, fez um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais para controlar a população de cães e gatos de rua. O Termo de Compromisso Positivo (TCP), de iniciativa da Promotoria de Meio Ambiente, foi assinado nessa quarta-feira (12).

O termo prevê implantação do serviço de identificação de cães e gatos por inserção de chip, esterilização e castração dos animais, priorização de acordos com entidades protetoras de animais, difusão da guarda responsável, fiscalização de criadores e realização de campanhas de adoção. O documento também estabelece o não extermínio desses animais e o não recolhimento daqueles que não sejam nocivos à saúde humana.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

"O Executivo municipal apresentará um projeto de lei à Câmara de Vereadores normatizando essa questão. Já o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) se comprometeu a destinar emenda no valor de R$ 200 mil para chipagem dos animais", explicou Paulo Mota. Os chips darão aos agentes responsáveis pelo monitoramento todas as informações sobre a saúde e o histórico do animal, como as últimas vacinas e doenças acometidas.

Vale ressaltar que a prefeitura já realiza as castrações gratuitamente desde outubro de 2019. Esse serviço ocorre em parceria com o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e a Associação de Proteção Animal e Ambiental (Aspaa). Com o objetivo inicial de castrar oito animais por dia, o Projeto de Castração Animal (CAP) surpreende positivamente com a média diária de 11 procedimentos. Até o momento, cerca de 700 cães e gatos já passaram pela cirurgia.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

Autor: Farley Rocha Postado em 14/02/2020
Compartilhe:

23 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Juliano | 7 meses, 1 semana atrás

    na minah rua as ... da vizinha coloca os gato pra cagar dentro da minha casa todo dia, como q eu façço?

    8 1 Responder

    Pior - 7 meses, 1 semana atrás

    Na minha rua, tem um vizinho que tem uns 12 cachorros, tem dia que ele traz mais da roça, e solta eles para cagar na porta dos viznhos. Na hora das refeições dos cães, os soltam para comer o lixo dos viznhos, espalhando lixo para todo lado. E quando ele lava a frente da casa e o quintal, desce aquela bostaiada danada rua abaixo. Espero que a prefeitura possa fazer alguma coisa. Eta vizinho porco. Isso porque é um bairro de classe média/alta.

    7 1

    Julio Bruno - 7 meses, 1 semana atrás

    Ichaaaaaaa. Esses aí são os da rua julio bruno, ou tem mais por ai?

    4 1

  • A Favor | 7 meses, 1 semana atrás

    Seu totalmente a favor, esperava muito uma atitude das autoridades, mas ainda precisam fazer mais para melhorar essa situação. Espero que quando forem castrar, eles não voltem pra rua, fiquem por lá. A cidade agradece!

    4 3 Responder

  • Lagoense | 7 meses, 2 semanas atrás

    O MP tinha q olha pra nós aq na Lagoa grande pq ta infestado de cachorro nas ruas,Só MP pra Toma inciativa pq esse prefeito aq não faz nada.

    3 2 Responder

  • Comentarista | 7 meses, 2 semanas atrás

    Problema fácil de resolver.Chumbinho resolve e gasta pouco pra resolver.

    1 21 Responder

    ASSISTENTE PRISIONAL - 7 meses, 1 semana atrás

    O ..., porque vc não dá chubimbinho para sua mãe e sua familia, aproveita e como ao menos uma colher de chumbinho tbm, vc deveria ter mais respeito e carinho coms os animais, pois vc não serve nem para ser um animal. Os animais não tem culpa da população abandona-los, faça como eu e alguns vizinhos que tenho, a gente além de proteger, arrumamos comida, agua...cuida como se fosso os meus cachorros, e eles sempre cuida das nossas portas, são muito carinhosos e carente, tenho um vizinho que até vacina dão nos cachorros da rua.

    12 2

  • Responsabilidade de todos | 7 meses, 2 semanas atrás

    Não é só responsabilidade do poder público não, é responsabilidade das pessoas também, aqui em Patos o povo descarta os bichos como se fosse lixo(só entrar no grupo da aspaa vc vê um monte todo dia), se todo mundo criasse vergonha na cara e tivesse responsabilidade com os bichos não teria tanto cachorro na rua. Muito fácil ficar cobrando vereador e não olhar para o próprio umbigo.



    23 2 Responder

  • Cachorrada | 7 meses, 2 semanas atrás

    Ali na praça antiga rodoviária cachorros informes, estão avançando dos carros e motos, principalmente a noite, por pouco quase me fizeram provocar acidente, e arranharam meu carro com os dentes

    6 8 Responder

  • Revoltado | 7 meses, 2 semanas atrás

    E os animais de RUA DOENTES COITADOS agente leva ONDE pra tratar eles hein pessoal da PREFEITURA????? Ou essa não é uma necessidade IMPORTANTE PRA VCS???? ?????????????????????????????????

    7 3 Responder

  • Protetora dos animais | 7 meses, 2 semanas atrás

    JÁ passou foi da hora da prefeitura arrumar é um hospital que trate das doenças, acidentes, dos animais de rua!!! Não tem ninguém por eles coitados! Liga na asspa e eles querem ajudar SIM e tem muita boa vontade e bom coração MASSS a prefeitura não AJUDA ELES COM NADA! ESSA É A VERDADE! Só tem como ligar na zoonoses que vem na rua SOMENTE VER se o animal pode ou não ser sacrificado (EUTANÁSIA). Se não for o caso do animal eles falam que não pode fazer nada se vc quiser vc que leve o ANIMAL DE RUA no PARTICULAR ou então que ele morra sofrendo, pq ninguém dessa prefeitura de Patos nunca fez nada pelos animais de rua! ????????????????????????

    14 4 Responder

  • Putz! | 7 meses, 2 semanas atrás

    Tem que castrar e os malditos que não cuidam dos seus cães deixam criar e soltam ora rua!

    14 1 Responder

  • Paulo | 7 meses, 2 semanas atrás

    A cidade está infestada de cães abandonados, se as autoridades competentes não tomarem providências está complicado. Como é feio para a cidade, perigoso para pedestres e veículos esses cães soltos nas ruas. Parece cidade mal cuidada, sem dirigentes competentes e preocupados com a organização da cidade. Jardim panorâmico, Belvedere, Sebastião Amorim, é um o monte de cães nas ruas. Vereadores vamos agir, tira o bumbum das cadeiras e vamos trabalhar para fazer jus aos votos do povo, ou nas próximas eleições muitos de vocês estaram fora sem o gordo salário de vereador. O povo está atento, ninguém aguenta mais safado na política.



    22 8 Responder

    Daniel - 7 meses, 2 semanas atrás

    Vc leu a notícia??????????????????? E disso que se trata

    5 6

    Katita Jones - 7 meses, 2 semanas atrás

    Seu comentário começou com "animais abandonados" quem abandonou? a população da cidade - então acho que primeiro a sociedade precisava ter bom senso, e claro, que tem que ter políticas sobre isso, mas se a população tivesse consciência de não abandonar, castrar os próprios cães, já ajudaria muito

    7 5

  • #castrar políticos | 7 meses, 2 semanas atrás

    deveria castrar também os políticos para não se proliferarem e prejudicarem a população. Eles sim são raça ruim que pra nada servem.

    22 3 Responder

  • Julho Bruno | 7 meses, 2 semanas atrás

    Dêem uma passada lá na rua Julho Bruno, uma cachorrada do cão! :back: :back: :back:

    8 5 Responder

  • PATENSE COM ORGULHO | 7 meses, 2 semanas atrás

    Deferiu voltar a carrocinha que recolhia OS cães de rua e levava ora zoonoses . La eles ficavam por 1 mês a espera do dono buscar ou alguém adorar . Depois OS que ninguém buscava eram sacrificados . É triste mas é a Única solução

    9 29 Responder

  • "Ta serto" | 7 meses, 2 semanas atrás

    Até que enfim :pray:

    15 2 Responder

  • Limoeiro | 7 meses, 2 semanas atrás

    Vem aqui no alto Limoeiro, aqui tem mais cachorros do que gente .



    15 3 Responder

    Datena - 7 meses, 2 semanas atrás

    Então está bem frequentado! Muito melhor cachorro do que gente!

    7 2

  • JIJUM | 7 meses, 2 semanas atrás

    ATÉ QUE ENFIM. JÁ PASSOU DA HORA.

    15 2 Responder

    GERALDO - 7 meses, 2 semanas atrás

    Deveria castrar também os criadores de animais, que depois não querem os filhotes.

    27 4

carregar mais comentários