Uma das maiores reclamações são os semáforos da Av. Getulio Vargas.

Reportagem atualizada às 17h10 desta segunda-feira (13)

Condutores de Patos de Minas estão cobrando respostas das autoridades a respeito da sincronização dos semáforos na capital do milho. Segundo eles, está muito complicado a situação, pois estão ficando muito presos no trânsito em decorrência dos semáforos. Além disso, a população ainda cobra por temporizadores para facilitar o fluxo tanto de veículos quanto de pedestres.

A redação do Patos Hoje recebeu reclamações de condutores patenses dando conta de que está complicado manter a calma diante da falta de sincronização do semáforos em Patos de Minas. A principal reclamação dos motoristas está nas Avenidas Getúlio Vargas, Brasil, Paranaíba e Piauí. Segundo os condutores, eles param o veículo em um sinal e, assim que o sinal fica verde, o semáforo da frente fica vermelho obrigando o condutor a parar novamente.

O motorista que enviou um vídeo para o Patos Hoje mostra como está funcionando o sistema em uma parte na Avenida Getúlio Vargas. Fernando Diniz ainda reclama: “haja gasolina”. Recentemente, a Câmara dos Vereadores aprovou o Projeto Lei 4755/2018 que Estabelece a obrigatoriedade de instalação de temporizador em equipamentos de sinalização semafórica com aparelhos detectores de avanço de sinal.

Os vereadores autores do projeto defenderam dizendo que “a instalação de temporizadores nos semáforos é importantíssima, tanto para motoristas quanto para pedestres, no que se refere à segurança no trânsito, pois a contagem regressiva possibilita ao motorista definir se é capaz ou não de atravessar o sinal em tempo hábil, evitando acidentes, fechamento de cruzamentos, e, por conseguinte, evitando a incidência na infração de trânsito prevista no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro”.

De acordo com o Secretário Municipal de Trânsito, Roberto Campos, os semáforos dessas avenidas não têm como fazer o sincronismo porque os softwares deles são antigos não se comunicando um com o outro. “A deficiência dos equipamentos não permite este sincronismo”, disse. Em certos casos, a localização dos mesmos também impede a sincronização. “Esta demanda é antiga e nós já tentamos fazer este sincronismo. Se fosse possível, já teríamos feito”, concluiu.