A paralisação está marcada para este sábado (10) e domingo (11).

Os motofretistas de Patos de Minas não vão trabalhar neste final de semana. A paralisação marcada para este sábado (10) e domingo (11) é um esforço da categoria para chamar a atenção das autoridades que passaram a fiscalizar os motoboys com mais rigor nos últimos dias. Eles querem mais tempo para regularizar a documentação.

O Código de Trânsito exige que os motoboys  utilizem veículos registrados na categoria aluguel e que utilizem equipamentos adicionais de segurança como mata-cachorro e antenas corta linha de pipa. Além disso, as motocicletas devem passar por inspeção semestral. A legislação é do ano de 2009, mas a fiscalização se tornou mais rigorosa de algumas dias para cá. Vários motofretistas foram autuados.

Os motociclistas fazem uma meaculpa, mas argumentam que a categoria também sofre com a crise financeira por que passa o país. Eles reconhecem que as medidas exigidas vão trazer benefícios para os profissionais, mas pedem mais tempo para se adequarem. Eles querem um período de seis meses de carência.

Um ofício foi encaminhado ao comando da Polícia Militar para que a fiscalização conceda o prazo necessário para a adequação. Ao mesmo tempo, paralisando as atividades nesse final de semana, os motoboys querem mostrar para a sociedade que o serviço prestado por eles é importante.

"Somos as pessoas que levam o remédio para os doentes que não conseguem sair de casa. Somos as pessoas que levam o alimento para as famílias que não tem como sair de casa numa noite fria ou chuvosa", diz a nota.