As estruturas instaladas contemplam a comunidade da Rocinha no município de Patos de Minas.

A Mosaic Fertilizantes informou nesta terça-feira (17) que irá realizar teste de funcionamento das sirenes da Unidade de Patos de Minas esta semana. A medida faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e está devidamente alinhada com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Os testes vão acontecer nos dias 18 e 19 de dezembro (quarta-feira e quinta-feira). A mensagem “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme” poderá ser veiculada a qualquer momento a partir das 8h. As estruturas instaladas contemplam a comunidade da Rocinha no município de Patos de Minas.

A Mosaic Fertilizantes informou que não há qualquer risco iminente para os moradores e que, portanto, as pessoas não precisarão deixar suas casas. O sistema de alerta sonoro é preventivo e visa garantir a segurança da comunidade em caso de emergência. A unidade da mineradora em Patos de Minas está com operação paralisada, mas as medidas preventivas fazem parte de um plano de ação estabelecido com os órgãos de defesa civil.

Após o rompimento de barragem da Vale em Brumadinho no início deste ano que tirou a vida de cerca de 250 pessoas e que ainda tem aproximadamente 20 desaparecidos em meio a lama, este tipo de ação preventiva se tornou uma exigência.

A Mosaic é uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados do mundo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes para 40 países.