O boletim da Covid-19 divulgado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que Patos de Minas já tem quase 650 casos da doença, seis mortes confirmadas e quatro mortes em investigação. Para chegar a esses números, no entanto, um departamento da Prefeitura trabalha em um rigoroso processo de investigação.

Em entrevista ao programa Contraponto dessa terça-feira (07), a diretoria de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Elisane Bicalho, explicou que o trabalho de investigação é feito diariamente e inclui todas as unidades de saúde, tanto públicas quanto particulares. Segundo ela, os casos confirmados só são lançados após a divulgação do resultado de exame.

Com relação às mortes, a investigação é ainda mais rigorosa. Mesmo com um primeiro exame confirmando a infeção por coronavírus, o óbito é informado à Secretaria de Estado da Saúde e só depois de contraprova é que é feita a divulgação. Ela explicou que os quatro óbitos lançados como suspeitos tem todos os indicativos de Covid-19, mas o lançamento no boletim só será feito após a comprovação.

O setor de epidemiologia investiga também a incidência de outras doenças. Elisane explicou que a situação da Covid-19 é de longe a mais preocupante. Segundo ela, o município caminha para chegar a 10 mortes pela doença contra uma morte por Dengue e nenhum morte por H1N1, em um momento em que  o número de casos não para de crescer.

Outra preocupação é com relação a estrutura de saúde. Elisane voltou a alertar que os leitos de UTI, tanto público quanto privados, estão praticamente esgotados. Ela orientou a população a redobrar os cuidados e a procurar a unidade de saúde se apresentar qualquer sintoma da doença.