Funcionários mais antigos do Hospital Vera Cruz decidiram prestar uma homenagem póstuma ao médico Alírio Martins da Silva. Em vídeo, eles relataram a forma como o médico conduzia sua vida e influenciava para o bem na vida de outras pessoas. Alírio Martins morreu no dia 05 de agosto de 2016, aos 74 anos.

Formado na Escola de Medicina de Uberaba, Alírio Martins passou a trabalhar no Hospital São Lucas em Patos de Minas. Alguns anos depois, reuniu os amigos Max Samuel Bolivar, Luiz Spegiorim e Vander Avarenga e criaram a Clínica Vera Cruz, que um ano mais tarde, em julho de 1975 se transformou no Hospital Vera Cruz.

Médico e obstetra, Alírio Martins era mestre na arte de proporcionar nascimentos de bebês. Foram 25 mil partos ao longo da carreira. Ele também serviu como secretário de saúde na primeira gestão do prefeito Antônio do Valle e contribuiu para transformar o Hospital Vera Cruz em referência para toda a região.

O Hospital Vera Cruz conta atualmente com 66 médicos atendendo em diferentes especialidades. O hospital é referencia em Cardiologia e Hemodinâmica, Neurocirurgia e UTI Neonatal para toda a região.

Um dos responsáveis pela modernização e crescimento do Hospital Vera Cruz, Alírio Martins foi acometido por um câncer no pâncreas. Ele lutou contra a doença por cerca de um ano, mas acabou não resistindo. A morte foi bastante sentida pela sociedade patense.

Autor: Maurício Rocha