Os moradores alegam que o esgoto está escorrendo em grande quantidade na área destinada a ser o Parque Ecológico.

A rede da Copasa que deveria coletar o esgoto e evitar que ele seja despejado no meio ambiente é a mesma que tem contaminado e irritado os moradores do bairro Cristo Redentor. Eles reclamam que o problema se arrasta há algum tempo e que a Copasa já foi comunicada, mas que nada foi feito até agora.

Os moradores entraram em contato com a redação do Patos Hoje cobrando uma solução para o problema. Eles alegam que o esgoto está escorrendo em grande quantidade e poluindo a área de preservação destinada para ser o Parque Ecológico do Rio Paranaíba, nos fundos do bairro Cristo Redentor.

Além da poluição ambiental, o esgoto que escorre no local tem causado muito incômodo. “O mau cheiro é insuportável”, diz um morador. Ele também reclama que a água poluída também tem contribuído para a proliferação de insetos no local. Os moradores afirmam que já entraram em contato com a Copasa, mas que nada foi feito até a agora.

Eles querem que a Companhia de Saneamento envie uma equipe ao local para solucionar de vez o problema. Os moradores pagam mensalmente a tarifa de esgoto e não admitem que a Copasa continue poluindo o meio ambiente desta forma.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de imprensa da Copasa que enviou a seguinte nota:

"A Copasa informa que o lançamento de esgoto no ribeirão das Fábricas, que passa na rua Minas Gerais, no bairro Jardim Paulistano, em Patos de Minas, será eliminado com a conclusão das obras de implantação da rede interceptora de esgoto ao longo do córrego, iniciadas em janeiro de 2018.  A conclusão dessa obra está dependendo da liberação / desapropriação de algumas áreas irregulares.

A Companhia esclarece que essas intervenções contemplam, entre outras, a construção de seis novas estações elevatórias e a execução de mais de 23 km de redes coletoras e interceptores e a interligação de novos imóveis ao sistema de esgoto. Essas obras fazem parte da terceira etapa de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, com previsão de serem concluídas até meados de 2019, possibilitando dessa forma, a ampliação dos atuais 80% para 100% de atendimento com os serviços de coleta e  tratamento do esgoto no município."