Moradores denunciam ao CODEMA despejo de esgoto no Rio Paranaíba pela própria COPASA

A denúncia feita por moradores do bairro Santa Terezinha foi constatada na manhã desta segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves.

publicado em 19/05/2020, por Maurício Rocha


Quem deveria cuidar para que o Rio Paranaíba não fosse poluído, que alias recebe mensalmente para isso, é quem está sujando as águas do rio. A denúncia feita por moradores do bairro Santa Terezinha foi constatada na manhã desta segunda-feira (18) pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – Ivanildo Alves. A redação do Patos Hoje cobrou uma resposta da Companhia. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A Copasa possui uma elevatória nos fundos do bairro Santa Terezinha, próxima ao Rio Paranaíba. O equipamento tem a função de bombear o esgoto produzido nesta região da cidade, destinando-o para a Estação de Tratamento localizada no bairro Residencial Quebec. Mas na manhã desta segunda-feira (18), um volume impressionante de esgoto era despejado in natura nas águas do rio. O mau cheiro era insuportável.

O problema já ocorreu outras vezes, sendo denunciado pelos moradores inclusive aqui no Patos Hoje. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves, o esgoto é despejado por uma espécie de dreno que sai da elevatória da Copasa. Ele ressaltou que a situação no local é bastante crítica e deve ser resolvida. 

O presidente do Codema também ouviu de moradores a denúncia de esgoto sendo  jogado no Rio Paranaíba através do dreno que sai da Lagoa Grande. A tubulação deveria conter apenas água pluvial e o excesso de água da Lagoa Grande, mas está levando esgoto para o Rio. Ele também identificou uma rede de esgoto clandestina escorrendo bem ao lado. 

Os moradores dos dois bairros e o presidente do CODEMA cobraram uma resposta da Copasa. A redação do Patos Hoje também fez contato com a assessoria de comunicação da Companhia e recebeu a seguinte resposta: 

"A Copasa informa que técnicos da empresa estão fazendo a manutenção na estação elevatória de esgoto do bairro São José Operário, em Patos de Minas, e até o final da tarde desta terça-feira (19/05), os serviços serão concluídos.

A Companhia esclarece que o problema no local na unidade, foi em função de defeito nos equipamentos eletromecânico.

A Copasa esclarece, ainda, que o aumento do nível da água na Lagoa Grande não é proveniente de lançamento pela empresa".

Autor: Maurício Rocha Postado em 19/05/2020
Compartilhe:

45 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • xebeck | 1 semana, 4 dias atrás

    Parabéns a COPASA, continua não fazendo pelo que é pago e nem dá satisfações para onde vai esse dinheiro. É COPASA, tadin do patense e da natureza. É só para inglês ver essa COPASA.

    5 0 Responder

  • Anjo Bom | 1 semana, 4 dias atrás

    Lembro bem de quando eu era rapaizinho, eu sempre nadava no rio, ali nos fundos da Vila Rosa, local chamado 'Zé do Leite'... desde aquela época caia esgoto no rio. Pra mim isso não é novidade! :confused:

    4 3 Responder

    Não entendi - 1 semana, 4 dias atrás

    E voce pagava a Taxa de esgoto...???

    0 3

  • Lili | 1 semana, 4 dias atrás

    A unica coisa q esta copasa faz é cortar o asfalto em patos,onde ela mexe nasce um quebra mola,a rua onde eu trabalho foi toda recapiada na semana seguinte toda cortada foa a fora pela copasa,e agora temos lá quebra mola ,é um absurdo.

    5 4 Responder

    Anjo Bom - 1 semana, 4 dias atrás

    Pára de reclamar sá, e dá glória a Deus por você ainda ter uma rua pra passar!

    3 6

  • EU | 1 semana, 5 dias atrás

    LACTOVAL poluindo o rio...que vergonha Lactoval. Não compro mais Lactoval.

    3 7 Responder

    Anjo Bom - 1 semana, 4 dias atrás

    Você leu a reportagem? Aí diz bem claro que quem está poluindo o Rio Paranaíba foi a Copasa, pra fazer manutenção, e não a Lactoval. A Lactoval não ia poluir o rio de maneira alguma: o sôro que é produzido lá é doado pra os criadores de porcos aqui em Patos de Mias, blza?

    7 4

  • Jhon | 1 semana, 5 dias atrás

    Essa empresa é do mal!!! Alguém sabe qual foi o prefeito que assinou o contrato de tratamento de esgoto com a copasa? Ele não deve ser esquecido para que nunca mais seje eleito!

    6 1 Responder

  • Acorda Brasil | 1 semana, 5 dias atrás

    Defeito no equipamento...??? Quer dizer Incompetência! Não há Manutenção Preventiva, não há equipamentos de reserva, não há diques de contenção, não há supervisão e monitoramento. É o tal do "Deus nos acuda", rezar, rezar e rezar...

    8 0 Responder

  • Jean | 1 semana, 5 dias atrás

    Segundo o ex prefeito Pedro Lucas, o problema da rescisão do contrato, é a multa, que quebraria o município, qualquer prefeito pode recindi porém a multa é altíssima.

    1 0 Responder

  • Lagoense Feliz | 1 semana, 5 dias atrás

    Na minha modesta opinião, deveriam fazer igual aqui na Lagoa Formosa, colocar essa COPASA pra correr aí de Patos de Minas. Mas KD o Ministério Público e a polícia de meio ambiente. Nessa ora todos cruzam os braços.

    16 3 Responder

  • Frouxo | 1 semana, 5 dias atrás

    Alguém tinha dúvidas que a COCOPASA joga todo o esgoto no Rio Paranaíba?? O pior é que o COCODEMA e o Ministério Público continuam deitados em berço esplêndido.

    16 5 Responder

    Sérjão - 1 semana, 4 dias atrás

    Corrigindo: 'esplêndido' se escreve com EX'. Abraços.

    2 3

    Esplendido Com S - 1 semana, 4 dias atrás

    AMIGO SÉRJÃO, ANTES DE TENTAR CORRIGIR OS OUTROS, APRENDA UM POUCO PRIMEIRO. Abraços ESPLÊNDIDOS!!!!!!.

    0 0

    Frouxo - 1 semana, 4 dias atrás

    Tá falando sério SERJÃO??? Jisuis...

    0 0

  • J JUNIOR | 1 semana, 5 dias atrás

    AINDA QUERO SABER UM DIA QUE ESSA COPASA TEM DE MISTERIO QUE NINGUEM FAZ NADA CONTRA ESSA EMPRESA, E MILHOES ARRECADADOS POR ESSA MALDITA TAXA DE ESGOTO E UM SERVIÇO DOS PIORES QUE PRESTA PARA POPULAÇAO E NADA. TEM CAROÇO NESSE ANGU.

    15 4 Responder

carregar mais comentários