Os consumidores alegam que, em alguns casos, os reajustes passam de 100%.

Moradores de São Gonçalo do Abaeté entraram em contato com a redação do Patos Hoje para reclamar de aumentos nas contas de água e esgoto. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA – é a empresa responsável por prestar os serviços na cidade. Os consumidores alegam que, em alguns casos, os reajustes passam de 100%.

O senhor Manoel Coelho disse que a conta de água deste mês veio quase três vezes mais cara do que a do mês anterior. No mês de junho, o valor do talão foi de pouco mais de R$ 30,00. Este mês, o valor da conta saltou para mais de R$ 90,00. Ele afirma que passa a maior parte do tempo na roça e que não tem explicação para este aumento.

O senhor Manoel não é o único a reclamar. Outros moradores das ruas João Gomes e São Sebastião em São Gonçalo do Abaeté também alegam que os preços dos talões tiveram aumento significativo do mês passado para cá. A Elizabete Gomes de Oliveira pagou pouco mais de R$ 39,00 da conta da Copasa no mês de maio. O talão deste mês veio de R$ 68,34.

Ao analisar os talões é possível perceber que a Copasa passou cobrar desses consumidores pelo tratamento de esgoto. Antes, o talão constava apenas o serviço de coleta de esgoto. A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia e recebeu a seguinte nota de esclarecimento:

"A Copasa esclarece que, em março de 2020, iniciou o tratamento de esgoto em São Gonçalo do Abaeté com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida à população. Desde abril, a Companhia encaminhou, por dois meses consecutivos, malas diretas aos moradores, para informar sobre a alteração tarifária, que passou de Esgoto Dinâmico Coletado (EDC) para Esgoto Dinâmico Tratado (EDT), cujas tarifas são definidas pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

A Companhia informa que, para analisar as faturas, os moradores da cidade podem entrar em contato com a Companhia, gratuitamente, 24 horas por dia, pela central de atendimento telefônico no  número 115 ou pelo www.copasa.com.br / Fale Conosco, e informar a leitura e o número da matrícula.

A empresa estimula o consumo consciente e reforça que os clientes devem se atentar para os cuidados com as redes de abastecimento dos próprios imóveis, a fim de evitar vazamentos, situações que podem acarretar em valores mais altos".