Escola Estadual Professor Manoel Lopes no Distrito de Pindaíbas.

Na visão dos governos Estadual e Federal, a educação parece estar sendo a vilã dos gastos públicos. Após o contingenciamento de gastos nas Universidades e Institutos Federais, o Governo Estadual também está cortando recursos na área que é considerada prioridade para a maioria dos brasileiros. Desta vez, o alvo é a Escola Estadual Professor Manoel Lopes no Distrito de Pindaíbas. Um abaixo-assinado foi criado pelos moradores para evitar o encerramento das atividades da escola.

De acordo com os moradores, no dia 23 de maio de 2019, foi feita uma reunião com a direção da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas- SRE- quando houve a informação sobre o Ofício SEE/SOE n°02/2019 que trata da demanda para organização do atendimento das escolas e da Resolução 7764/95 que indicava o desmembramento, integração e fusão de escolas. Com estes documentos, a Escola Professor Manoel Lopes Nogueira poderá ser fechada em 2020.

Na Justificativa, foi dito que seria para contenção de gastos do estado devido à crise econômica em que o estado está vivenciando. Segundo os moradores, a probabilidade de haver a integração e fusão das escolas de Pindaíbas (E.E Professor Manoel Lopes Nogueira) com a de Areado (Escola Estadual Arlindo Porto) é muito grande e eles temem que isso aconteça.

Foi informado também que Pindaíbas, conforme embasamento legal, tem o número de alunos reduzido enquanto a escola de Areado possui um número maior de alunos matriculados. Também orientou os servidores efetivos lotados e em exercício na escola de Pindaíbas que peçam mudança de lotação em outubro. Ressaltou que as mudanças caso ocorram serão para 2020. A diretora deixou claro “que tanto Pindaíbas, quanto Areado estão na mesma situação, portanto para respeitarem a comunidade de Areado, pois ela é tão vítima quanto nós.”

Após receber a informação, a comunidade se reuniu e formou uma comissão a qual irá representar a comunidade a favor da continuidade do Ensino Médio na comunidade de Pindaíbas. A comissão e a comunidade estão empenhadas em unir forças e tentar recorrer para não permitir o encerramento do colégio na localidade, pois esta é a principal referência da mesma.

A comissão já marcou a primeira reunião que acontecerá dia 30/05 em Pindaíbas a qual terá como objetivo criar estratégias, propostas e planejamentos diante de representantes para que o fechamento da mesma não aconteça. Foi ressaltado que a escola possui um ótimo quadro de docentes, que trabalha com seriedade buscando sempre o aprendizado do aluno, participação ativa dos pais, uma excelente equipe pedagógica a qual se destaca nas avaliações internas e externas, concursos e vestibulares.

Os representantes de pais já haviam criado um abaixo-assinado online contra o fechamento da escola, que já conta com mais de 1000 assinaturas no momento e também, após a reunião, decidiram fazer o abaixo-assinado também em papel.

As pessoas podem assinar o ABAIXO-ASSINADO contra o fechamento da E.E "Professor Manoel Lopes Nogueira" de Pindaíbas aqui!