Moradores de Pindaíbas fazem abaixo-assinado para impedir fechamento de escola estadual

Um abaixo-assinado foi criado pelos moradores para evitar o encerramento das atividades da escola.

publicado em 28/05/2019, por Farley Rocha


Escola Estadual Professor Manoel Lopes no Distrito de Pindaíbas. 

Na visão dos governos Estadual e Federal, a educação parece estar sendo a vilã dos gastos públicos. Após o contingenciamento de gastos nas Universidades e Institutos Federais, o Governo Estadual também está cortando recursos na área que é considerada prioridade para a maioria dos brasileiros. Desta vez, o alvo é a Escola Estadual Professor Manoel Lopes no Distrito de Pindaíbas. Um abaixo-assinado foi criado pelos moradores para evitar o encerramento das atividades da escola.

De acordo com os moradores, no dia 23 de maio de 2019, foi feita uma reunião com a direção da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas- SRE- quando houve a informação sobre o Ofício SEE/SOE n°02/2019 que trata da demanda para organização do atendimento das escolas e da Resolução 7764/95 que indicava o desmembramento, integração e fusão de escolas. Com estes documentos, a Escola Professor Manoel Lopes Nogueira poderá ser fechada em 2020.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Na Justificativa, foi dito que seria para contenção de gastos do estado devido à crise econômica em que o estado está vivenciando. Segundo os moradores, a probabilidade de haver a integração e fusão das escolas de Pindaíbas (E.E Professor Manoel Lopes Nogueira) com a de Areado (Escola Estadual Arlindo Porto) é muito grande e eles temem que isso aconteça.

Foi informado também que Pindaíbas, conforme embasamento legal, tem o número de alunos reduzido enquanto a escola de Areado possui um número maior de alunos matriculados. Também orientou os servidores efetivos lotados e em exercício na escola de Pindaíbas que peçam mudança de lotação em outubro. Ressaltou que as mudanças caso ocorram serão para 2020. A diretora deixou claro “que tanto Pindaíbas, quanto Areado estão na mesma situação, portanto para respeitarem a comunidade de Areado, pois ela é tão vítima quanto nós.”

Após receber a informação, a comunidade se reuniu e formou uma comissão a qual irá representar a comunidade a favor da continuidade do Ensino Médio na comunidade de Pindaíbas. A comissão e a comunidade estão empenhadas em unir forças e tentar recorrer para não permitir o encerramento do colégio na localidade, pois esta é a principal referência da mesma.

A comissão já marcou a primeira reunião que acontecerá dia 30/05 em Pindaíbas a qual terá como objetivo criar estratégias, propostas e planejamentos diante de representantes para que o fechamento da mesma não aconteça. Foi ressaltado que a escola possui um ótimo quadro de docentes, que trabalha com seriedade buscando sempre o aprendizado do aluno, participação ativa dos pais, uma excelente equipe pedagógica a qual se destaca nas avaliações internas e externas, concursos e vestibulares.

Os representantes de pais já haviam criado um abaixo-assinado online contra o fechamento da escola, que já conta com mais de 1000 assinaturas no momento e também, após a reunião, decidiram fazer o abaixo-assinado também em papel.

As pessoas podem assinar o ABAIXO-ASSINADO contra o fechamento da E.E "Professor Manoel Lopes Nogueira" de Pindaíbas aqui!

Autor: Farley Rocha Postado em 28/05/2019
Compartilhe:

24 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Imposto é roubo | 3 meses, 3 semanas atrás

    Em primeiro lugar imposto nem deveria existir. Somos obrigados a pagar impostos e os políticos gastam como água, porque não sabem o qual suado o dinheiro é. Falta educação financeira pra eles e para a população. Digo isso porque não se sabe nem como economizar. Enquanto não tem jeito de não ter político, que pelo os que estão lá saibam fazer boa gestão do NOSSO dinheiro. Essa atitude de fechar a escola foi excelente, já que tinha 28 alunos. Não é possível que não estão vendo isso. O jornalismo tá é morto viu.

    12 3 Responder

    VDD - 3 meses, 3 semanas atrás

    Concordo plenamente...

    2 0

  • Dinheiro de imposto não é capim | 3 meses, 3 semanas atrás

    Gostaria de saber se na casa de vocês quando estão muito apertados financeiramente vocês não cortam gastos. Ora, se a escola tem número reduzido de alunos nada mais óbvio que mandar para outra escola que inclusive está a DEZ MINUTOS de distância. E é óbvio que os políticos tem privilégio e que isso deve ser cortado. Não deveria nem existir. O assunto aqui é outro. O governador anterior não pagava nem água e luz das escolas de tempo integral, mas se cortar temporariamente o programa o atual governador sai como errado. Tem 28 alunos em uma escola, a outra está a 10 minutos e já tá tudo acertado, mas é muito mais fácil reclamar do que pensar o óbvio. Pelo amor de Deus!

    14 2 Responder

  • Abelha | 3 meses, 3 semanas atrás

    Fecharam a Escola de Abelha em 1988 e por isso podem fechar a de Pindaíbas também! O povo de Pindaíbas e melhor que o de Abelha?

    7 1 Responder

  • Cidadã Patense | 3 meses, 3 semanas atrás

    População, eu compreendo a indignação de vocês, é totalmente compreensível, a escola é o coração da comunidade, os eventos, a socialização, os empregos. Mas não dá para manter uma escola com 30 e poucos alunos, é completamente inviável, vamos ser coerentes.

    10 1 Responder

  • Cidadã Patense | 3 meses, 3 semanas atrás

    População, eu compreendo a indignação de vocês, é totalmente compreensível, a escola é o coração da comunidade, os eventos, a socialização, os empregos. Mas não dá para manter uma escola com 30 e poucos alunos, é completamente inviável, vamos ser coerentes.

    18 2 Responder

  • ASP | 3 meses, 3 semanas atrás

    Sou a favor do fechamento da Escola Estadual Doutor Sebastião Silvério de Faria que funciona dentro do Presídio Sebastião Satiro. Funciona com poucos detentos por turma e varias vezes apenas um detento dentro da sala de aula com a professora, o que não deveria ser permitido. A grande maioria dos detentos são liberados quando tem audiência com o Juiz ou transferidos para Penitenciárias de Carmo do Paranaíba, Patrocinio, Presidente Olegário quando são condenados. É direito no preso condenado estudar. O Presídio de Patos de Minas é só para preso provisório.

    10 8 Responder

  • Língua Quente | 3 meses, 3 semanas atrás

    Infelizmente tem mais funcionários que alunos. O povo não procria, olha no que dá.

    15 3 Responder

  • M | 3 meses, 3 semanas atrás

    Na verdade a escola que tem maior número de alunos é a Gino André isso tem muita política envolvida porque o certo eram trazer todos os alunos do areado para a Gino André mas fizeram o contrário então o que vem fecha a da pindaíba depois vão querer fechar a nossa

    1 9 Responder

  • Roberto | 3 meses, 3 semanas atrás

    O pessoal de PINDAIBAS tem que entender que as finanças do estado também estão na PINDAIBA, teremos que fechar está escola por falta de alunos e remanejar os remanescentes........

    13 4 Responder

    DIFERENÇA - 3 meses, 3 semanas atrás

    pindaibas nao é melhor que abelha, a diferenca que abelha produz um doce maravilhoso e pindaiba ta na pintaiba mesmo.

    2 2

  • Paulo | 3 meses, 3 semanas atrás

    Se não tem aluno suficiente , o óbvio e fechar a Escola e transferir os alunos para outra onde possa funcionar sem prejuízos aos cofres públicos, o que não faz sentido é manter um quadro de servidores para lecionar para gatos pingados......

    17 1 Responder

carregar mais comentários