Uma moradora do Bairro Laranjeiras em Patos de Minas flagrou o motorista de uma pick up abandonando dois cães em uma via sem saída. Ela conseguiu gravar o momento em que o motorista manobra para deixar o local. A situação tem se tornando recorrente e muitos animais acabam vagando pelo bairro à procura de alimentos e abrigo.

De acordo com a moradora, o fato aconteceu por volta das 10h30 deste domingo (05) no final da Rua Tabelião Waldemar Dutra. O motorista que conduzia a pick up solta os animais na via e depois faz uma manobra para deixar o local. Nas imagens, é possível ver os dois cachorros, sendo um todo preto e o outro preto e branco, próximo ao local.

Os animais parecem ser novos e estarem em ótimo estado de saúde. Eles ainda brincam um com outro. Não foi possível ver a placa do veículo, nem gravar o condutor que abandona os animais no bairro. As imagens foram enviadas para o grupo dos moradores do bairro e eles protestaram. “Isso é um absurdo”, falaram indignados.

Além de ser um ato de covardia, pois animais cuidados por seres humanos não estão preparados para viver por conta própria, abandonar animais em logradouros públicos é crime e quem cometê-lo pode ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal, conforme a legislação.

O abandono de animais também pode trazer problemas para a saúde pública. Animais em situação de abandono ficam expostos a doenças, como leptospirose, leishmaniose e raiva, possíveis de serem transmitidas para humanos ou para outros animais. E há também mais problemas. Esses animais nem sempre estão vacinados e castrados, sem controle de reprodução, aumentando o problema de transmissão de doenças e o número de animais nas ruas, sem cuidados ou proteção.