Publicado em 13/03/2018 por Maurício Fernandes
Compartilhe:

Morador adota praça pública e salva Ipê cortado a golpes de machado no bairro Céu Azul

O Ipê estava com cerca de quatro metros de altura quando foi cortado a golpes de machado.

Com cuidado e carinho, o Ipê brotou e voltou  a compor a paisagem colorida da praça no Bairro Céu Azul.

O Patos Hoje mostrou no ano passado o corte de um Ipê que estava plantado na Praça do Bairro Céu Azul em Patos de Minas. Um crime ambiental que causou revolta, mas que serviu também para mobilizar moradores e que tem dado bons frutos. A vizinhança passou a cuidar mais do espaço público e até a árvore que havia sido mutilada voltou a brotar.

O Ipê estava com cerca de quatro metros de altura quando foi cortado a golpes de machado. Com cuidado e carinho, o tronco brotou e voltou  a compor a paisagem colorida da praça no Bairro Céu Azul. De acordo com os moradores, todos os dias um homem conhecido como Gaúcho vai até a praça para limpar, cuidar e plantar novas árvores. As funcionárias de uma loja em frente disseram que ele não descansa. “Até em um domingo se você vier aqui, você vai vê-lo trabalhando, cortando a grama e cuidando da praça”, afirmou uma funcionaria.

Gaúcho é bastante conhecido nas imediações da praça. Os moradores disseram que ele cuida de toda a praça e que foi devido aos seus cuidados que o Ipê voltou a brotar. Mas o próprio Gaúcho disse que não é só ele. O Senhor Geraldo Caetano é outro morador que cuida bastante da praça. O jovem Guilherme chegou a comprar com o próprio salário R$500,00 em mudas de plantas. O morador salientou que vários outros vêm ajudando a cuidar da praça que não cansa de receber elogios. "Peço aos vizinhos que ajude a evitar que vândalos estraguem", solicitou. 

Além dos cuidados com esse pé de Ipê, ele teria plantado outros 20 mudas da árvore. Nossa equipe de reportagem conseguiu localizar o Gaúcho, mas ele preferiu não gravar e nem divulgar seu nome. Ele ressaltou que outros moradores estão ajudando a cuidar da praça. 

De acordo com ele, os cuidados com a praça estão lhe dando muita dor de cabeça e ele está se sentindo desanimado. Segundo ele, outras equipes de reportagem já o procuraram mas ele também preferiu não se identificar. De qualquer forma, o trabalho voluntário feito pelo Gaúcho tem dado bons resultados e a prova disso é o renascimento do Ipê.

Antes que o Gaúcho desanime de vez, a expectativa é que outros moradores colaborem com os cuidados com a Praça, para que ela fique ainda mais bela para servir à comunidade.

Imagens atualizado em 13/03/2018 • 5 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 13/03/2018
Compartilhe:

16 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Ambientalista | 3 meses atrás

    VAMOS PLANTAR E CUIDAR DAS ARVORES GENTEEEEE.... A cidade nao tem arvores e p isso esta um calorao desses, sera que o povo nao ve isso? Pelo amor de DEUS uai... ate quando vamos aguentar isso? O codigo de postura do Municipio exige e cobra que cada imovel tenha arvoes plantadas em frente aos mesmos, pq ninguem fiscaliza isso? Imaginem se toda rua tivesse arvoes em frente aos imoveis, o quao agradavel seria nossa cidade? Obrigado e que DEUS ilumine a populaçao para que ela tome essas providencias.

    2 0 Responder

  • Tileoncio | 3 meses atrás

    Passei lá perto está semana,me assustei, Parabéns com ficou bom!

    2 0 Responder

  • Patense | 3 meses atrás

    E esse Areadense fica botando o bico em tudo não é de Patos e Areado não é cidade fica na sua toca Tatu

    2 5 Responder

    Areadense feliz - 3 meses atrás

    Areado é atração turística da região. Temos a nossa Igreja de Nossa Senhora das Dores totalmente restaurada e tombada pelo patrimônio histórico. Vamos fazer uma campanha em breve para os casais terem mais filhos para que a nossa escola não feche. O povo tá meio fraco na fabricação de filhotes. Precisamos de mais crianças nas escolas. Areado é top!

    2 1

  • Patense | 3 meses atrás

    Parabéns pra esse morador grande exemplo e a praça está linda dimais.

    7 1 Responder

  • INDIGNADA | 3 meses atrás

    SINTO DESPREZO AO LER ESSA MATÉRIA PORQUE O SENHOR QUE REALMENTE TEVE A INICIATIVA DE CUIDAR DA PRAÇA - JÁ QUE A OBRIGAÇÃO É DA PREFEITURA QUE "NADA" FAZ - NÃO RECEBEU UM MUITO OBRIGADO! A PESSOA QUE LEVOU "A MELHOR" NESTA HISTÓRIA E SE DIZ SER CHAMADO DE GAÚCHO ( APENAS DEU ANDAMENTO EM ALGO JÁ CONCRETIZADO) SE QUER TEVE A INICIATIVA DE AJUDAR A RECOLHER O LIXO QUE JUNTAVA (A MAIS DE 5 ANOS) NESSA PRAÇA QUE HOJE É UM EXEMPLO QUE TODOS DEVIAM SEGUIR. POIS BEM, O SENHOR QUE VIU A NECESSIDADE E QUE AOS POUCOS IDEALIZOU ALGO QUE NINGUÉM TEVE A CORAGEM DE AJUDAR NÃO FOI CITADO. PATOS HOJE É MELHOR REVER A MATÉRIA, APURAR A VERACIDADE E ASSIM POSTAR, NÃO ENGANE SEUS LEITORES!

    19 5 Responder

  • Patense | 3 meses atrás

    Parabens a este morador pelo belo exemplo.!! Outra pessoa que é exemplo em patos é a Sidonia, DA padaria alvorada, e outro senhor q ajuda ela. A praca do alvorada esta sendo salva e esta ficando cada vez mais Linda, gracas a eles dois. TD dia a tarde eles estao LA para cuidar DA nossa praca!!! Por mais moradores assim!!!

    7 2 Responder

    Ambientalista - 3 meses atrás

    Eles plantaram arvores la ou so plantas que nao tem nada a ver com paisagismo? Temos que plantar ARVORES para que deem sombra e melhorem o clima de nossa cidade!

    0 2

  • Sapão | 3 meses atrás

    Essa praça merexe mais policiamento pois depois das 17:00hrs agente so vê os noidos la é por isso que o senhor esta desanimado muito noido nessa praça o ponto de onibus ali é perigoso

    4 6 Responder

  • PO. | 3 meses atrás

    GRANDE exemplo!!! Se todos cidadãos, cuidassem pelo menos de sua porta, o visual era outro em todas as cidades!!! Ainda se vê pessoas jogando lixo pela janela do carro, na rua, nas praças e triste, mas exemplos como este nos incentivam !!

    8 0 Responder

  • morena | 3 meses atrás

    Me desculpe mais já vi umas duas pessoas ajudando lá também a cuidar da praça , ajudando a pintar os bancos logico que seria muito bom se todos pudessem ajudar, pois a praça ficou show. Somos gratas a estas pessoas que fazem este trabalho voluntario. Obrigado.

    9 2 Responder

  • Parabens | 3 meses atrás

    Que exemplo, a praça esta linda . Que os outros moradores se disponha tbem a ajudar .

    32 0 Responder

carregar mais comentários