Publicado em 09/02/2018
Compartilhe:

Ministro da Justiça anuncia projeto para empregar imigrantes venezuelanos

Os imigrantes tentam escapar da grave crise econômica que assola o país vizinho.

Em visita oficial a Boa Vista (RR), nesta quinta-feira (8), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, anunciou um projeto-piloto para absorver mão-de-obra de venezuelanos que tem chegado ao país pela fronteira com Roraima. Os imigrantes tentam escapar da grave crise econômica que assola o país vizinho, que sofre com desabastecimento generalizado de produtos e uma inflação que chega a 700% ao ano. Segundo cálculos da Prefeitura de Boa Vista, capital do estado, já existem mais de 40 mil cidadãos venezuelanos na cidade, número que representa mais do 10% da população local, de cerca de 330 mil habitantes.

O plano de "interiorização", como chamou o ministro, tem o objetivo de integrar um total de mil venezuelanos ao mercado de trabalho em 90 dias. Torquato Jardim não deu detalhes para quais estados o governo federal pretende enviar esses imigrantes, mas explicou que a ideia é aproveitar a mão-de-obra qualificada. "A maior parte deles tem curso superior", enfatizou.

"É [um projeto] piloto, vamos fazer o possível [para absorver essa mão de obra venezuelana]. Afinal de contas, somos a oitava economia do mundo ", falou o ministro. No caso dos médicos e professores venezuelanos que chegam ao país, ele disse que vai buscar mecanismos para acelerar a revalidação de seus diplomas e permitir que esses profissionais possam ser incorporados ao programa Mais Médicos, no caso dos médicos, inclusive em Roraima, e também no sistema de ensino, no caso dos professores.

Censo

Dentro de algumas semanas, estimou o ministro, o governo federal também pretende dar início a um censo sobre a presença dos venezuelanos no país, para saber o fluxo real de quantos entram e saem do país. Os dados servirão "para orientar a demanda de segurança pública, de saúde, de educação, de vacinação", destacou Torquato Jardim. O Ministério da Justiça também deve reforçar a vigilância na fronteira do Brasil com a Venezuela em Pacaraima, com maior presença de agentes da Polícia Federal e também nas rodovias federais que cortam o estado, por meio da Polícia Rodoviária Federal.

Jardim foi a Boa Vista acompanhado dos ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Os três se reuniram com a governadora Suely Campos (PP) na sede do Executivo estadual, com o objetivo de debater soluções para a crise dos imigrantes venezuelanos em Roraima.

Fonte: Agência Brasil

Postado em 09/02/2018
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Flávio | 3 meses, 2 semanas atrás

    Manda de volta!!!! Isso não e problema do brasil!!!!!

    3 0 Responder

  • Maduro | 3 meses, 2 semanas atrás

    Voces estão contra ? Eu tambem eu gostava era do molusco

    2 0 Responder

  • Pedro | 3 meses, 2 semanas atrás

    E o emprego pros brasileiros? Nada contra os venezuelanos, mas devemos dar prioridade a gerar emprego aos brasileiros, depois, se sobrar, a gente emprega os extrangeiros

    4 0 Responder

  • Edio Batista da Fonseca | 3 meses, 2 semanas atrás

    Deveriam olhar mais para o povo brasileiro que só no momento são mais de 13 milhões de desempregados...não tem emprego nem para os brasileiros ainda mais para estes venezuelanos....é mesmo uma canalhice este governo corrupto querendo fazer média logo com a Venezuela que tem um governo absolutamente ditador....só faltava esta...acorda Brasil,,,,!!!!!!!!

    5 0 Responder