Diversos materiais foram apreendidos.

O Ministério Público de Minas Gerais desencadeou nesta quinta-feira (11) a “Operação Cevada” para combater a falsificação de bebidas alcóolicas na região. O trabalho é coordenado pelo Núcleo do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO - com apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária do Triângulo Mineiro e Noroeste e do GAECO do Distrito Federal. Também participam da Operação, a Polícia Militar, Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal.

Segundo foi apurado pelo Ministério Público, comerciantes das cidades de Brasilândia de Minas/MG, João Pinheiro/MG, Paracatu/MG e Brasília/DF adquiriam bebidas falsas nos Estados da Bahia, Ceará e Sergipe e transportavam os produtos sem nota fiscal ou com notas fiscais frias. Posteriormente, as bebidas eram  distribuíam em todo o Noroeste Mineiro, região metropolitana de Belo Horizonte, Itabirito, além de algumas cidades do Estado de São Paulo e no Distrito Federal.

A “Operação Cevada” está cumprindo 13(treze) mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pinheiro/MG, Paracatu/MG, Brasilândia de Minas/MG e Brasília/DF nesta quinta-feira.  As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da Comarca de João Pinheiro. Os promotores de justiça Fábio Alves Bonfim, Maria Constância da Costa Alvim, Mariana Duarte Leão, Nilo Virgílio dos Guimarães Alvim e Fabiana Pereira de Lima Lopes coordenam a operação. Segundo a Polícia Militar de João Pinheiro pelo menos quatro pessoas foram conduzidas para a Delegacia e diversos materiais foram apreendidos. Ao final da Operação, o Ministério Público deverá emitir novo comunicado informando o balanço dos trabalhos.