Hospital São Lucas em Patos de Minas.

O promotor de justiça, Jaques Ferreira Souto e vereadores da comissão de saúde da Câmara Municipal de Patos de Minas se reuniram nessa terça-feira (22) para avaliar a situação do Hospital São Lucas. Atendimentos feitos através do Sistema Único de Saúde vêm sendo alvos de questionamentos e cobranças de todas as partes.

A primeira reclamação partiu da Clínica Oncológica. A empresa presta serviços para o Hospital São Lucas no atendimento a pacientes com câncer e constantemente reclama da falta de pagamentos. A Faculdade Patos de Minas, que realizava os exames para o Hospital São Lucas, interrompeu os serviços depois de mais de um ano sem receber. E não para por aí.

Os pacientes que fazem hemodiálise no local através do Sistema Único de Saúde chegaram a fazer um protesto por melhorias no atendimento. Além do calor insuportável, com várias máquinas queimadas, as sessões que deveria durar quatro horas eram feitas pelas metades. Nesta quarta-feira, o Patos Hoje recebeu reclamação de funcionários do hospital que estão sem receber o vale alimentação.

Segundo o vereador Isaias Martins, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara, os problemas na Hemodiálise foram resolvidos. Aparelhos de ar condicionado foram instalados, novas máquinas chegaram, o técnico que faz a análise da água foi recontratado e os serviços voltaram a funcionar normalmente.

Com relação aos exames que a FPM deixou de realizar e os serviço de oncologia, segundo o vereador, a promessa é de que o próprio hospital passará a realizar os serviços. Desconfiado, o vereador Isaias Martins agendou uma visita ao Hospital São Lucas nesta tarde para avaliar se a direção poderá cumprir o prometido.

O São Lucas é o único hospital particular que atende pelo SUS em Patos de Minas. A estrutura foi arrendada para o empresário e político Rui Muniz, mas o caso foi parar na Justiça. Os antigos donos alegam que partes do acordo não estão sendo cumpridas e pedem a devolução da estrutura.