O homem foi flagrado em um bar com a cruz suástica.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou o homem que, no dia 14 de dezembro, foi flagrado em um bar em Unaí, Noroeste do estado, portando um emblema que utilizava a cruz suástica. Ele responderá pelo crime previsto no artigo 20, parágrafo 1º, da Lei 7.716/89, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa a quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

Segundo apurado, o denunciado fabricou, artesanalmente, a braçadeira contendo o símbolo e se dirigiu ao estabelecimento comercial ostentando ela fixada em seu braço esquerdo, acima do cotovelo, tal como utilizavam tradicionalmente os nazistas. As investigações apontaram que o homem possui posicionamentos extremistas e conhecimento histórico sobre a 2ª Guerra Mundial, bem como sobre a representatividade do símbolo.

Ainda assim, e mesmo advertido pelas pessoas presentes ao local, indignados e incomodados com o fato, o denunciado recusou-se, por duas vezes, a retirar o adorno, com evidente intenção de propagar ideias nazistas. A denúncia foi oferecida à Vara Criminal de Unaí.

Fonte: Ascom PMMG