Imagem Ilustrativa. Fake News.

A Webradio do Ministério Público de Minas Gerais publicou nesta segunda-feira (06) uma reportagem sobre os crimes digitais em tempo de pandemia, quando o uso da internet ficou ainda maior. A promotora de Justiça Christianne Bensoussan, da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), falou sobre o trabalho de combate às fake news e aos crimes praticados por meio da internet, especialmente durante a pandemia do Covid-19.

De acordo com a promotora, as vítimas podem denunciar os crimes estelionatos ou furtos mediante fraude através do email [email protected] ou no site site da ouvidoria do MP. Ela orientou as pessoas a se protegerem e verificar a segurança das mensagens antes de clicar ou abrir alguma mensagem. A promotora informou que, devido ao isolamento, os criminosos vem tentado convencer as pessoas frequentemente com referência à COVID-19.

Além do estelionato e furto mediante fraude, há também o charlatanismo como a promessa de cura da doença ou invasão de dispositivos. Christianne Bensoussan também alertou que as redes sociais mais utilizadas por brasileiros adequaram os termos de uso em consonância com as regras da Organização Mundial de Saúde no que se refere ao combate à COVID-19 e vêm punindo e até promovendo o banimento de alguns perfis.

Com relação à fake News no Whatsapp, a promotora pediu para as pessoas denunciarem na própria plataforma. Outra alternativa é verificar se aquela mensagem, matéria ou postagem está sendo dita da mesma forma por órgãos reconhecidos de imprensa antes de compartilhar. Ela contou que as pessoas podem responder por crimes contra a honra, denunciação caluniosa ou até mesmo pro crimes eleitorais. “Nós apurando o caso de uma pessoa que denunciou um falso desabastecimento no CEASA de BH”, disse.

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais Superintendência de Comunicação Integrada