Minas Gerais passou a ter o segundo maior rebanho bovino do país, com 11,3% do total. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo Agropecuário de 2007. Segundo o IBGE, o Estado conquistou uma posição no ranking, superando o Mato Grosso do Sul. A liderança nacional continua com o Estado do Mato Grosso, que detém 12,9% do rebanho brasileiro.

Segundo o censo, Minas Gerais conta com um rebanho bovino de 22,5 milhões de cabeças. O crescimento foi de 1,7% em relação ao ano de 2006, enquanto, na média nacional, houve uma redução de 3% do rebanho bovino, que conta com 199,7 milhões de cabeças.

“Em 2006 e 2007, os baixos preços pagos aos pecuaristas de corte e a alta do custo de produção, fizeram com que produtores de muitos estados vendessem matrizes para abate. Como em Minas o rebanho leiteiro é expressivo, o abate foi menor”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues.

O censo do IBGE também mostra que Minas lidera a participação no valor total da produção pecuária primária, com 26,1% do total. Na produção leiteira, o Estado também está em primeiro lugar com 30,3% no valor total. Ocupa ainda o segundo lugar (13,6%) no valor da produção de ovos de galinha, atrás de São Paulo. “A pecuária básica é um componente expressivo do PIB do agronegócio mineiro, que já cresceu 14% no acumulado dos primeiros oito meses de 2008 e deve fechar o ano em R$ 88,6 bilhões”, explica o secretário.

Na lista do efetivo de eqüinos, Minas Gerais também é líder, com 838 mil cabeças e 15% do total. Destaque para o município de Unaí, que conta com 9,8 mil animais. Em relação do rebanho ao muares (mula), Minas está em segundo lugar, com 162 mil cabeças e 12% da participação nacional.

O estado também tem a vice-liderança no número de cabeças de galinhas poedeiras. São 23,2 milhões de aves, ou seja, 11,7% da participação nacional. Destaque para o município de Itanhandu, no Sul de Minas, com 3,5 milhões de galinhas.