Parte do piso ficou coberto pelo enxame, em um cenário muito triste.

Desolador e revoltante. Milhares de abelhas de colmeia gigante no Centro de Patos de Minas apareceram mortas nesse fim de semana. Parte do piso ficou coberto pelo enxame, em um cenário muito triste. Há suspeita de que alguém tenha batido inseticida no enxame.

O Patos Hoje mostrou há 10 dias a presença da colmeia gigante na luminária da Avenida Getúlio Vargas. Os moradores temiam que elas pudessem atacar algum pedestre ou até mesmo serem mortas. Elas acabaram sendo exterminadas.

Parte do chão nas imediações da colmeia ficou coberta pelos insetos que possuem um papel importante no meio ambiente. Nesta segunda-feira (12), conversamos com pessoas que trabalham nas proximidades, mas ninguém disse ter presenciado o crime ambiental.

A colmeia ficou totalmente desfigurada e apenas algumas abelhas permaneceram no local. O aspecto dela estava bem diferente do que foi registrado da outra vez, com o interior amarelado à vista.

De acordo com a EMBRAPA, as abelhas têm responsabilidade direta no aumento da produtividade agrícola, já que cerca de 70% das plantas utilizadas no consumo humano dependem em certo grau da polinização, que é o transporte do pólen, do local onde ele é produzido – ou seja, dos órgãos masculinos da flor – para a parte feminina da flor.

A redução crescente de populações de abelhas no mundo tem preocupado agricultores, apicultores e a população em geral. Estudos mostram que elas estão desaparecendo do planeta, sendo que algumas espécies estão sob risco de extinção global. O cenário é tão grave que organizações como a ONU já alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores.