Imagem Ilustrativa

Reportagem atualizada às 14h15 desta quarta-feira (13)

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou na manhã desta quarta-feira (13) mais um boletim epidemiológico informando sobre a situação da pandemia do coronavírus no estado. As mortes subiram de 127 para 135, 7 a mais nas últimas 24 horas. O município de Carmo do Paranaíba também teve os dois primeiros casos confirmados da doença.

De acordo com o boletim estadual , até o momento foram 3.733 casos confirmados em Minas Gerais, 300 novos casos nas últimas horas. 135 óbitos foram confirmados, 123 óbitos estão em investigação e 549 óbitos foram descartados. Há ainda 101.572 casos suspeitos de coronavírus em investigação em Minas Gerais. A baixa testagem vem sendo criticado por especialistas no estado.

Um estudo divulgado nesta quarta-feira (13) mostra que o estado mineiro pode ter mais de 16 vezes o número de casos de coronavírus. O estudo foi feito comparando o número de internações por síndrome respiratória de 2020 com os últimos 8 anos no estado. A quantidade de testes realizados e o número de suspeitos também foram levados em conta.

Pelo boletim estadual, Patos de Minas continuou com 22 casos confirmados e uma morte. Conforme o boletim municipal dessa terça-feira (12), os casos confirmados na Capital do Milho 18. Há ainda uma morte, 368 em investigação, 1 pessoa em quarentena domiciliar, 16 casos tratados, 47 descartados e 2 casos suspeitos internados. A Vigilância em Saúde informa que estes outros casos não são de moradores de Patos de Minas.

Em Carmo do Paranaíba, houve a confirmação dos dois primeiros casos de Covid-19 pela Secretaria Estadual de Saúde. No entanto, a Secretária Municipal de Saúde de Carmo do Paranaíba, Cristiane Alves Rodrigues, emitiu uma nota informando que houve erro no sistema estadual e que será corrigida a informação. Segundo o comunicado, o município permanece sem casos confirmados da doença.

Os casos continuam avançando em outras cidades do Alto Paranaíba, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Patrocínio tem 19 e uma morte;  Paracatu foi a 18 e uma morte; Araxá 9 casos e 1 morte; Araguari 11 casos e uma morte; Unaí foi a 15 casos, Monte Carmelo 7 casos; Vazante foi a 6 casos; São Gotardo 3 casos; Serra do Salitre 1 caso; Três Marias 1 caso; e Varjão de Minas 1 caso.

De acordo com o Ministério da Saúde, nessa terça-feira (12), o Brasil registrou nesta segunda-feira 881 novas mortes por coronavírus, o que eleva o total no país para 12.400, e mais 9.258casos, com a contagem total chegando a 177.589. O avanço é suficiente para que o Brasil ultrapasse a Alemanha (171.183) no número de infecções, tornando-se o sétimo país do mundo com mais casos.