Prédio que abrigava a Escola Estadual Coronel Osório.

O Governo do Estado possui uma série de imóveis em Patos de Minas e mesmo assim aluga diversos prédios para manter seus órgãos funcionando na cidade. Está certo que nem todos os locais estão em condições de funcionar, mas uma boa reforma permitiria que o governo mineiro fizesse uma economia importante dos recursos públicos.

Alguns imóveis estão em condições precárias. É o caso da antiga sede do CSU. Desde que foi devolvida pelo município há cerca de sete anos, a enorme estrutura permanece inutilizada. O antigo comando da Polícia Militar chegou a iniciar uma reforma para abrigar algumas companhias, mas o projeto não foi concluído e hoje o imóvel permanece sendo alvo de reclamações por parte dos vizinhos.

Outro imóvel que pertence ao Estado e que está em situação de abandono é o prédio que abrigava a Escola Estadual Coronel Osório. Sem funcionar há alguns anos, a estrutura está sendo tomada pelo mato. A antiga escola fechou as portas em decorrência do número reduzido de alunos.

Outro imóvel sem utilidade é a antiga sede do Departamento de Estradas de Rodagem – DER – no bairro Santo Antônio. O imóvel gigantesco localizado na rua Vereador João Pacheco está abandonado há alguns anos. Nesse caso, o terreno pertence à Prefeitura de Patos de Minas e foi cedido para abrigar uma fábrica na década de 70. A informação é de que o município já solicitou a devolução do prédio.

Outro imóvel que poderia estar abrigando um órgão público é o antigo cadeião. O prédio centenário está localizado bem no centro da cidade, mas permanece fechado por falta de uma boa obra de restauração. O município também já solicitou a doação do imóvel para abrigar um órgão do município. Outros imóveis estão abandonados também na zona rural, como é o caso dos galpões da Epamig no distrito de Sertãozinho. E sem contar nos que estão subutilizados, como a própria sede do DER na avenida Paranaíba e várias escolas do município.

Enquanto isso, o Governo do Estado paga valores astronômicos em alugueis para abrigar os diversos órgãos. Estão em prédio alugados, por exemplo, a Administração Fazendária, a unidade da UAI, a Superintendência Regional de Ensino e o próprio Departamento da Polícia Civil no bairro Alto Caiçaras.

A informação que chegou à redação do Patos Hoje é de que o Governo do Estado solicitou aos responsáveis por estes órgãos que façam levantamentos sobre a possibilidade de mudança para prédios que pertencem ao Governo Mineiro. Órgãos, como a Superintendência Regional de Ensino já fizeram esse levantamento e aguardam uma determinação para definir a mudança.