Cerca de 75 presos escaparam de uma prisão na cidade paraguaia Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil neste domingo, depois de cavar um túnel em uma operação que seria tido funcionários da instituição como cúmplices, informou o governo.

A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, disse a repórteres que a diretora da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero foi demitida junto com outros seis funcionários após a fuga que envolveu membros do grupo criminoso brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC).

“É um trabalho que levou dias e é impossível que as autoridades não percebessem que estava para acontecer... obviamente esse era um plano adquirido”, disse Pérez à estação de rádio Monumental.

O Governo denunciou o fato à Polícia Federal do Brasil, embora a Procuradoria Geral da República acredite que os fugitivos ainda estejam em território paraguaio. O ministro do Interior, Euclides Acevedo, disse à imprensa local que o túnel pode ter sido um recurso para “legitimar a libertação” de prisioneiros.

“Podemos dizer que eles ainda estão em nosso território. Nessa área, existem muitas áreas arborizadas e eles conhecem o território... são pessoas altamente perigosas”, disse a procuradora-geral do Estado, Sandra Quiñónez.

A área é considerada um trânsito para o narcotráfico e um local de operações para grupos como o PCC e o Comando Vermelho, as facções criminosas mais poderosas do Brasil.

Fonte: Reuters