A cerimônia aconteceu na tarde dessa quinta-feira (22) no Salão do Júri do Unipam.

Na tarde dessa quinta-feira (22), foram empossados membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), do Comitê Cidade Resiliente (CCR) e da diretoria do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (Ceped).

Durante a cerimônia de posse, o Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves lembrou das diversas obras realizadas pelo Município ao longo de várias gestões para solucionar os problemas com inundações e alagamentos causados pelas chuvas. “Os membros do conselho, a defesa civil juntamente com os bombeiros e nós do Executivo temos nos esforçado para resolver estes problemas e, com isso, esperamos que nossa cidade seja ainda mais resiliente e preparada para enfrentar essas situações”, ressaltou José Eustáquio, falando da obra de construção da rede pluvial da avenida Marabá.

O Comitê Cidade Resiliente tem o objetivo de promover o desenvolvimento urbano resiliente, integrar a proteção do patrimônio natural e cultural da cidade, dentre outros. O Ceped é responsável por pesquisar e analisar sobre a variação climática do Município. Já o Compdec é responsável por prestar assessoria ao Poder Executivo para a emissão de pareceres, acompanhar a elaboração e da execução de programas e projetos de Governo no âmbito municipal que garantam a proteção à sociedade contra desastres naturais.

No Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e no Comitê Cidade Resiliente (CCR) foram compostos por 75 representantes de órgãos governamentais e representantes da sociedade civil, sendo 39 titulares e 36 suplentes. Já na diretoria do Ceped tomaram posse um diretor geral e um diretor acadêmico.

O evento foi realizado no salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Durante a cerimônia, estiveram presentes representantes do Executivo, do Legislativo, de Universidades, de entidades empresariais, militares e da sociedade civil.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas