Imagem: Arquivo Patos Hoje

Uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU- de Patos de Minas testou positivo para o coronavírus. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) e a profissional foi afastada preventivamente do trabalho. Todos os outros funcionários foram testados e o resultado foi negativo. A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso.

A informação foi confirmada pelo Coordenador do Samu, Doutor Alexander Gonçalves Sousa. Ele informou que a médica passou pelo teste rápido que resultou positivo. Em seguida, passou também pelo RT-PCR que também resultou positivo. Segundo ele, um terceiro teste foi realizado para saber se ela ainda está com vírus no corpo, já que ela se encontra na fase de anticorpos e pode ser que já não esteja mais com o vírus. Este último teste deve sair nas próximas horas. “A intenção é saber se ela ainda pode transmitir o vírus”, explicou.

Segundo ele, a médica passa bem e não apresentou sintomas da Covid-19. “Ela é assintomática. O primeiro exame foi rotineiro. Se no último teste verificar que ela não está mais com o vírus no corpo, ela pode voltar a trabalhar”, informou. Alexander também explicou que a médica pode ter contraído a doença há mais de dez dias e isso pode ter sido em outra unidade médica da cidade, já que ela não trabalha apenas no Samu.

O coordenador destacou que a Vigilância Epidemiológica está acompanhando de perto o caso e tomando as devidas providências. Segundo ele, trabalham no Samu 54 profissionais e todos, pelo menos do serviço operação, passaram pelo teste e o resultado foi negativo. “Isso nos deixou mais tranquilizados. É um momento complicado que estamos passando”, destacou.

Elizaine Bicalho, Gerente de Epidemiologia, ressaltou que a médica trabalha de forma muito cuidadosa e inclusive utiliza equipamentos de proteção especiais. Ela acredita que a profissional já não esteja mais na fase de transmissão. “Ela está em isolamento. É uma pessoa altamente responsável e não deve ter transmitido o vírus para outros”, afirmou. Elizaine também destacou que todos os profissionais do Samu que tiveram contato com a médica testaram negativo, mas a situação continua sendo monitorada. Elizine destacou a importância das medidas de prevenção à Covid-19.