Médica do Samu em Patos de Minas testa positivo para coronavírus e é afastada de forma preventiva

A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso.

publicado em 29/05/2020, por Farley Rocha


Imagem: Arquivo Patos Hoje

Uma médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- SAMU- de Patos de Minas testou positivo para o coronavírus. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) e a profissional foi afastada preventivamente do trabalho. Todos os outros funcionários foram testados e o resultado foi negativo. A Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso.

A informação foi confirmada pelo Coordenador do Samu, Doutor Alexander Gonçalves Sousa. Ele informou que a médica passou pelo teste rápido que resultou positivo. Em seguida, passou também pelo RT-PCR que também resultou positivo. Segundo ele, um terceiro teste foi realizado para saber se ela ainda está com vírus no corpo, já que ela se encontra na fase de anticorpos e pode ser que já não esteja mais com o vírus. Este último teste deve sair nas próximas horas. “A intenção é saber se ela ainda pode transmitir o vírus”, explicou.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Segundo ele, a médica passa bem e não apresentou sintomas da Covid-19. “Ela é assintomática. O primeiro exame foi rotineiro. Se no último teste verificar que ela não está mais com o vírus no corpo, ela pode voltar a trabalhar”, informou. Alexander também explicou que a médica pode ter contraído a doença há mais de dez dias e isso pode ter sido em outra unidade médica da cidade, já que ela não trabalha apenas no Samu.

O coordenador destacou que a Vigilância Epidemiológica está acompanhando de perto o caso e tomando as devidas providências. Segundo ele, trabalham no Samu 54 profissionais e todos, pelo menos do serviço operação, passaram pelo teste e o resultado foi negativo. “Isso nos deixou mais tranquilizados. É um momento complicado que estamos passando”, destacou.

Elizaine Bicalho, Gerente de Epidemiologia, ressaltou que a médica trabalha de forma muito cuidadosa e inclusive utiliza equipamentos de proteção especiais. Ela acredita que a profissional já não esteja mais na fase de transmissão. “Ela está em isolamento. É uma pessoa altamente responsável e não deve ter transmitido o vírus para outros”, afirmou. Elizaine também destacou que todos os profissionais do Samu que tiveram contato com a médica testaram negativo, mas a situação continua sendo monitorada. Elizine destacou a importância das medidas de prevenção à Covid-19. 

Autor: Farley Rocha Postado em 29/05/2020
Compartilhe:

58 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Lord | 2 meses, 2 semanas atrás

    Que bom que está bem , ela salva vidas .

    3 0 Responder

  • Super Heróis | 2 meses, 2 semanas atrás

    Qual médica?Foi aquela loirinha gatinha?independente!Que Deus abençie todos vcs proficionais na situação de super-Heróis,toda sociedade deveria reverenciar -los,deveria,reconhecer mais um profissional da saúde ,professor,duque ficar tietando presidente,artistas de tv,jogador de futebol,ai vamos ter um mundo mais justo e melhor pra vc mesmo,as vezes ficamos tietando quem nao esta nem ai com a gente,melhor ressaltar quem dá a vida por nos,professores ,enfermeiros,medicos,vcs são meus Heroís,continuem fazendo bem que um dia todos irão notar que vcs merecem ser exaltados,Amém!

    7 8 Responder

  • Desabafo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Vejo hoje dentro da área da saúde hoje a enfermagem exposta e médico que muitas vezes deveria está na linha da frente estão com medo e correndo, já falei enfermagem não e babá de médico, enquanto familiares não estiver mais sabedoria dentro dos hospitais, e acompanhar mais pergunta mais vamos ver negligência médica por que aqui no Brasil os médicos acham que são Deuses, presenciei uma fala de médico franco no regional que se a paciente não morreu até hoje não morre mais , devido não chama um Samu e encaminhar para realizar tomografia, por que o tomógrafo daquele regional a gestores não presta para arrumar projeto certo para trazer o novo tomógrafo seja instalado,vão permitir que paciente jovens morrão, e pior ela morreu por negligência dos médicos da sua origem que não examinou ela de maneira correta e os médicos dos regional demorou aborda, e permitiu que viesse a óbito enquanto os bonitos estava deitado naquele maldito quarto, e deixando somente residente cuidar dos pacientes, e a enfermagem se ficar sentada um pouco perguntar se não temos serviço nos estamos tão escravo que não temos horário de descanso temos gostaria muito que familiares enfiasse um processo nós médicos que deixaram a menina de 18 anos vim a óbito cansada deste médico da cirurgia geral, que acham que veio só para dormir e deixando os serviços somente para o pessoal residência...

    14 6 Responder

    Marco - 2 meses, 2 semanas atrás

    Deve ser tão boa nos cuidados de enfermagem quanto é no português. Dá para entender porque você pensa assim.

    6 16

    Tchau Português! - 2 meses, 2 semanas atrás

    Você com certeza é um(a) técnico de enfermagem frustrado(a) por querer ser médico(a), mas detestar estudar e não saber nem falar (muito menos escrever) português! Impossível entender seu texto sem nexo e muito menos pontuação, só dá pra saber que está revoltado(a) com algum médico em especial.

    1 1

  • Eu | 2 meses, 2 semanas atrás

    Então por está na linha da frente estou indignada com os gestores não vi testar covid em nenhum profissional da saúde dentro de nenhum hospital, de forma aleatório, por ele estão preocupados em ter servidor e funcionária se estão infectado já e outra coisa trabalhar na enfermagem hoje está cada vez tenso estamos na guerra de certa forma sem armas, estamos sendo refém ou de médico que na sua grande maioria nao se preocupar cuidar dos funcionários ou seu gestores, enquanto a médica que foi infectada ela e ser humana ela sempre preocupar com próximo ela exercer na medicina com amor não igual muitos colegas que deixam seu paciente morre de maneira não digna

    8 1 Responder

    Tchau Português! - 2 meses, 2 semanas atrás

    Pelo péssimo português (e falta de nexo no texto), certeza que é a mesma pessoa que comentou com o codinome "Desabafo".

    1 1

  • Servidor do SAMU | 2 meses, 2 semanas atrás

    Esse coordenador é uma piada, todos sabem que esse teste rápido não é considerado confiável,e a médica na qual ele se refere não fez este teste no SAMU. Fez pôr meios próprio o exame de sangue que é mais conclusivo.e que todos os outros servidores fizeram esse teste que segundo informações é apenas 30 por cento confiável.

    2 0 Responder

  • Olho vivo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Ninguém obedece nada não sô! O povo só coloca máscara para entrar nos lugares, SAI DE MADRUGADA PRA FICAR EM FILAS......AGORA O BICHO PEGOU MESMO!

    0 0 Responder

  • Nina | 2 meses, 2 semanas atrás

    Acho que vocês deveriam ter um pouco mais de empatia pelo próximo... Já passaram pela mente de vocês que ela já está sofrendo com tudo isso, e que já está difícil ser isolada do trabalho e da família, e ainda ao acordar ver que teve sua vida divulgada pela imprensa assim, sem direito a ampla defesa e contraditório...Ler estes comentários negativos de uma profissional incrível como ela é de doer a alma! Ela salva vidas de muitos que ligam no Samu, se preocupa com cada um que liga lá! Cadê o apoio? Se colocar no lugar do outro? REPENSEM! Se ela contraiu Covid não foi por falta de cuidados, e sim por estar exposta diariamente mais do que todos nós juntos. EMPATIA É O QUE FALTA! Ela já está afastada, todos ao seu redor testaram negativos... então POSTEM COISAS BOAS para ela, pq de coisas ruins já basta oq ela está vivendo.

    84 5 Responder

    caca - 2 meses, 2 semanas atrás

    Concordo com vc. Quem a conhece sabe mto bem que ela tomava os devidos cuidados. Uma excelente profissional.

    1 0

  • Covid | 2 meses, 2 semanas atrás

    ELA TRABALHA NA UPA. MUITO CUIDADO GENTE.LA ESTA TENDO MUITOS CASOS .E MUITA GENTE INDO LA POR COISA BOBA

    25 17 Responder

    Piabado - 2 meses, 2 semanas atrás

    INDO NA UPA POR COISA BOBA E OS QUE VAI NA CAIXA ? Só lá dizem que tem 9 que até já fechou a caixa de perto do REGIONAL , NÃO DEVEM IR NA CAIXA POR VOIZA BOBA!

    0 0

  • Hernesto | 2 meses, 2 semanas atrás

    Primeiro Deus e depois cada um seguir as orientações da secretaria de Saide , a principal e evitar aglomerações ,be sempre qe sair usar máscara , lavar sempre as mãos , tenho comigo que ficar dentro de casa não e a solução até porque outros que sai pode trazer a doença , disse desde o inicio se as pessoas não mudar e ter consciência do perigo nada vai adiantar , e como um bom motorista na rodovia tem que dirigir para ele e também para o mal motorista , assim também e evitar esse maldito virus Chinês temos que nos proteger e ter a consciência que precisamos proteger os outros também

    20 3 Responder

  • GERALDO FRANCISCO | 2 meses, 2 semanas atrás

    Eu acho que estamos no fim do Mundo. Verdadeiramente o fim esta proximo!

    17 11 Responder

    Alexandre - 2 meses, 2 semanas atrás

    E se tiver? E se Jesus Cristo estiver mesmo voltando por esses dias, como está o seu coração? Como anda a sua comunhão com o SENHOR? Já te vi uma vez na Assembléia de Deus Madureira, quando ela era ainda a na rua Roraima, uns 20 anos atrás, lá no bairro Vila Rosa. Por isso eu Sei que você é servo do Senhor...já te vi com a bíblia na mão!

    7 14

carregar mais comentários