O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) fez a entrega de 1.000 máscaras para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Hospital Regional Antônio Dias na tarde dessa segunda-feira (06). O material foi produzido no laboratório multidisciplinar de prototipagem do UNIPAM, o FabLab.

O Projeto contou com a parceria do Instituto Maio e das lojas maçônicas “Alfredo Armada”, “Amor e Justiça”, “Esforço e Trabalho”, “Fênix do Alto Paranaíba”, “Renovação e Sabedoria” e a Associação das Lojas Maçônicas de Patos de Minas. As máscaras foram feitas em plástico translúcido (transparente) denominado PETG, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo suas dimensões 240mm x 240mm e espessura de 0,5mm.

O coordenador do FabLab, professor Darlan Rodrigues, explicou que o processo de fabricação das máscaras foi dividido em três etapas: corte a laser, limpeza de peças, e montagem. “Em apenas três dias todas as peças foram cortadas e nos outros dois dias foram realizados os demais processos”, afirmou Darlan Rodrigues.

Além das máscaras, as unidades de saúde beneficiadas também receberam manuais de utilização e de higienização. “Elas deverão ser higienizadas com os produtos químicos definidos pela equipe médica. Mas, sabemos que em alguns casos pode se fazer tal operação com álcool 70% ou mesmo água e sabão”, explicou o professor.

Segundo o professor Darlan Rodrigues, se alguma empresa ou clínica quiser adquirir a máscara basta entrar em contato com o FabLab. “O representante da empresa poderá levar o material para realizarmos a fabricação ou ainda solicitar ajuda na compra em lote. Não se sabe qual a demanda desses equipamentos de proteção, logo ressaltamos que a produção é limitada, então cada caso será analisado separadamente”, destacou o professor.

As empresas que desejarem contribuir financeiramente ou comprar materiais para fabricação de novas máscaras deverão entrar em contato com o UNIPAM, enviando e-mail para [email protected].