A limpeza do córrego foi iniciada essa semana.

A Prefeitura de Patos de Minas iniciou esta semana o trabalho de limpeza e desassoreamento do Córrego do Monjolo. A iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura é para evitar as enchentes na avenida Fátima Porto no período das chuvas. Os motoristas que passam pelo local devem ficar atentos à movimentação de máquinas.

O Córrego do Monjolo recebe a água das chuvas de boa parte da cidade. Quando a enxurrada desce com maior intensidade ainda provoca alagamentos na avenida Fátima Porto no trecho a partir do cruzamento com a avenida Paranaíba que ainda não recebeu obras de canalização. Existe um projeto aprovado pelo Governo do Estado para fazer o serviço, mas a obra nunca foi executada.

Além do lixo que é jogado pela população, o assoreamento ocorre porque o Córrego do Monjolo enfrenta problemas na parte alta da cidade. Muita terra ainda é carreada para o leito do Córrego. Se nada for feito para desobstruir, a passagem da água fica comprometida provocando os alagamentos.

O período das chuvas começa a partir do próximo mês e, segundo o prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, ao fazer o serviço de limpeza com antecedência, a Prefeitura conseguira  evitar transtornos no futuro.