Manipular pesquisas para influenciar eleitores constitui crime eleitoral com multas pesadas

A campanha eleitoral está só no início e a guerra de pesquisas já começou em Patos de Minas.

publicado em 02/10/2020,


Eleições 20202 - Cobertura Patos Hoje

A legislação eleitoral estabelece regras rigorosas com relação à divulgação de pesquisas eleitorais. Isso ocorre porque é comum a utilização política dessa ferramenta.  Já houve muitos casos de manipulação dos resultados da pesquisa para influenciar na decisão dos eleitores. A campanha eleitoral está só no início e a guerra de pesquisas já começou em Patos de Minas. 

A legislação eleitoral estabelece que as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação. O registro deve conter a informação de quem contratou a pesquisa, o nome de quem pagou pela realização do estudo, o valor e a origem dos recursos, a metodologia e o período de realização e o questionário completo a ser aplicado. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

A divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações de que trata este artigo sujeita os responsáveis a multa no valor de cinquenta mil a cem mil Ufirs. A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinquenta mil a cem mil Ufirs.

É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. Em Patos de Minas tem sido comum observar eleitores realizando enquetes em suas redes sociais, como facebook e instagram, o que construiu crime eleitoral. 

Para o eleitor, a orientação é para que acredite apenas nas pesquisas que estiverem registradas junto à Justiça Eleitoral. O registro significa que o estudo foi feito de acordo com as regras estabelecidas pela Legislação Eleitoral e com menor risco de manipulação. As pessoas também podem pesquisar junto ao site do Tribunal Regional Eleitoral todos os dados relativos à pesquisa. Os eleitores devem denunciar fraudes no processo eleitoral. 

Postado em 02/10/2020
Compartilhe:

5 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Maurício | 3 semanas, 6 dias atrás

    Ta tendo isso política, kkkkKKK deve ser piada essa reportagem néh só pode.

    1 0 Responder

  • Zeca | 4 semanas atrás

    O candidato mais preparado irá ganhar as eleições.

    0 0 Responder

  • d | 4 semanas atrás

    vou anular tudo.

    2 0 Responder

  • Vida | 4 semanas atrás

    Tem que avisar isso a certos candidatos a vereadores

    7 0 Responder

  • Ex-tesoureiro do PT | 4 semanas atrás

    Manipular e enganar eleitores é permitido, não é crime. Os eleitores não precisam de entender isso...!!!???



    6 6 Responder