Representantes dos 12 clubes se reuniram nessa segunda-feira (13) em Belo Horizonte.

Representantes dos 12 clubes do Módulo II do Mineiro, incluindo o Esporte Clube Mamoré, se reuniram nessa segunda-feira (13) em Belo Horizonte para definir a fórmula de disputa da competição em 2018. A competição terá início no dia 17 de fevereiro e terá mudanças em relação às regras adotadas este ano.

As 12 equipes que disputarão o Módulo II são América-TO, CAP Uberlândia, Tricordiano, Democrata, Mamoré, Betinense, Guarani, Ipatinga, Nacional, Social, Tupynambás e Uberaba entrarão em campo em busca da taça e do acesso. O grande campeão da temporada será conhecido no dia 05 de maio de 2018.

Nova fórmula de disputa

Na primeira fase, os clubes jogarão entre si, em turno único, classificando-se para as semifinais as quatro melhores equipes. Terão a vantagem de jogar seis jogos como mandante os seis clubes com melhor índice técnico em 2017. Sendo assim, os dois rebaixados do Módulo I, América-TO e Tricordiano, e os quatro melhores classificados da edição passada do Módulo II, com exceção do último campeão e vice, Betinense, Nacional, Uberaba e Tupynambás.

Para as semifinais e final, não será levado em consideração a classificação da equipe na etapa anterior como critério de desempate. Desta forma, para definir os vencedores dos confrontos serão apurados os pontos somados, saldo de gols e penalidades máximas, caso necessário.

Em 2018, ficou mantida a idade limite para os jogadores dos times. O Módulo II será disputado na categoria sub-24 – atletas nascidos até 1994 – podendo cada equipe inscrever, no máximo, sete atletas com idade superior a 24 anos. O atleta que atuar por uma equipe não poderá jogar por outra durante a competição.

Todos os estádios indicados pelos clubes para a realização das partidas serão vistoriados pela FMF e devem atender às normas exigidas. As equipes têm até o dia 02 de fevereiro para apresentar todos os laudos de segurança vigentes.