O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, João Fernandes Caixeta, informou nesta terça-feira (23) que dois macacos foram encontrados com suspeita de febre amarela em Patos de Minas. O encontro aconteceu próximo a uma chácara e exames estão sendo realizados.

De acordo com o Tenente Fernandes, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros relatando que um macaquinho estava bastante debilitado perto de uma chácara no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os bombeiros foram até o local e recolheram o animal que foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses para ser feito o exame.

As circunstâncias e a forma com que o macaco foi encontrado levantaram a suspeita de que o animal estava infectado com a febre amarela. E teve outro animal morto na região. Segundo o coordenador da Defesa Civil, outro macaco foi encontrado morto pelos moradores. Este animal foi descartado e não foi localizado para exames.

Ele destacou que todas as medidas estão sendo tomadas e o material do macaco foi coletado para análise laboratorial. “Não podemos afirmar que se trata de febre amarela”, contou. De dezembro até o momento, já são 25 mortes por febre amarela em Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional.

O Tenente Fernandes esclareceu que os macacos não são os transmissores da doença. Ele informou que eles são também vítimas da doença como os seres humanos. “Quem transmite a febre amarela é o mosquito. Em Patos de Minas, não há nenhum caso da doença em humanos”, disse. Ele pediu às pessoas que se previnam tomando a vacina.

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.