Macacos são encontrados com suspeita de febre amarela em Patos de Minas; exames estão sendo feitos

As circunstâncias e a forma com que o macaco foi encontrado levantaram a suspeita de que o animal estava infectado com a febre amarela.

publicado em 23/01/2018, por Farley Rocha


O Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, João Fernandes Caixeta, informou nesta terça-feira (23) que dois macacos foram encontrados com suspeita de febre amarela em Patos de Minas. O encontro aconteceu próximo a uma chácara e exames estão sendo realizados.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

De acordo com o Tenente Fernandes, os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros relatando que um macaquinho estava bastante debilitado perto de uma chácara no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Os bombeiros foram até o local e recolheram o animal que foi encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses para ser feito o exame.

As circunstâncias e a forma com que o macaco foi encontrado levantaram a suspeita de que o animal estava infectado com a febre amarela. E teve outro animal morto na região. Segundo o coordenador da Defesa Civil, outro macaco foi encontrado morto pelos moradores. Este animal foi descartado e não foi localizado para exames.

Ele destacou que todas as medidas estão sendo tomadas e o material do macaco foi coletado para análise laboratorial. “Não podemos afirmar que se trata de febre amarela”, contou. De dezembro até o momento, já são 25 mortes por febre amarela em Minas Gerais. O governador Fernando Pimentel declarou Situação de Emergência em Saúde Pública Regional.

O Tenente Fernandes esclareceu que os macacos não são os transmissores da doença. Ele informou que eles são também vítimas da doença como os seres humanos. “Quem transmite a febre amarela é o mosquito. Em Patos de Minas, não há nenhum caso da doença em humanos”, disse. Ele pediu às pessoas que se previnam tomando a vacina.  

Clique aqui e se informe sobre os locais de vacinação na cidade de Patos de Minas.

Autor: Farley Rocha Postado em 23/01/2018
Compartilhe:

51 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Gabriela | 1 ano, 10 meses atrás

    isso ai e tudo pra desviar a atenção dos trochas, ai esquecem da upa daquele jeito, das ruas sem asfalto, do mato que a cidade virou, da copasa que joga esgoto no paraibana, esquece que o prefeito ta fechando tudo na cidade .

    1 0 Responder

  • Marcyo Antonio | 1 ano, 10 meses atrás

    Preocupa não!! São só eleitores do Bolsonaro e do Lula

    1 2 Responder

  • Servidor | 1 ano, 10 meses atrás

    Parabéns a Defesa Civil do município de patos que tem feito um excelente trabalho.

    0 0 Responder

  • Fawkes | 1 ano, 10 meses atrás

    ATENÇÃO!! Aos brasileiro ignorantes que andam assassinando macacos, como temos visto nas reportagens. SABE PORQUE É IMPORTANTE NÃO MATAR OS MACACOS? Porque são os nossos primeiros alertas de que o vírus circula na região. Quanto menos macacos, mais o mosquito buscará sangue das pessoas. O macaco protege os humanos. O nosso problema é que as áreas de mata são cada vez menores. Os macacos são dispersores de sementes. São fundamentais para que a floresta seja saudável. E claro, porque MACACOS NÃO SÃO TRANSMISSORES DE FEBRE AMARELA, É O MOSQUITO! Acorda Brasil.

    7 0 Responder

  • CIDADÃO PATENSE | 1 ano, 10 meses atrás

    Não sabia que esse Tenente Fernandes era autoridade na área de saúde. Tá dando pitaco demais, fazendo sensacionalismo e alarmando a população. Por favor, recolha-se às suas atribuições como coordenador da Defesa Civil, o que o senhor faz com muita competência.

    2 1 Responder

  • Eneusa Claudino | 1 ano, 10 meses atrás

    Todos os anos o Governo Federal empurra um mosquito novo goela abaixo do povo. É mosquito para todos os gostos: Dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária etc... É mosquito que não acaba mais, cujo fito serve somente para desviar a atenção do povo dos problemas graves que o país tem. Haja lugar para tantos mosquitos!

    5 1 Responder

  • Angela Gontijo | 1 ano, 10 meses atrás

    OS MACACOS NÃO TRANSMITEM A DOENÇA, NÃO TRANSMITEM, NÃO TRANSMITEM...

    20 1 Responder

  • Eliane Pessoa | 1 ano, 10 meses atrás

    Tem que esclarecer melhor a matéria antes que alguém faça maldade com os macacos.

    21 0 Responder

  • kreka | 1 ano, 10 meses atrás

    COMO DIZ A DILMA. A MOSQUITA !!!!

    15 5 Responder

  • BRASIL PAÍS DE TROUXAS. | 1 ano, 10 meses atrás

    Tem ano que é a Zika, no outro ano é a dengue, no outro ano é encefalite , este ano , ano de eleições é a febre amarela, agora virou febre, o povo é trouxa e fica cagando de medo de morrer, enquanto isso , os políticos agem na calada da noite , criando dispositivos e publicando nos diários oficiais dos estados e Diário Oficial da União, são bilhões, milhões desviados de compras e contratos e outras dispensas de licitação. Enquanto o babaca do brasileiro está numa mísera fila aguardando tomar uma vacina que será a sua salvação nacional. Brasil é o país considerado onde tem o maior número de gente idiotas e trouxas. Sigamos atrás do que a Globo fala todo dia. Povo que vive de encarneiração. Seguindo.

    22 2 Responder

carregar mais comentários