O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em São Paulo neste sábado para assistir ao velório do neto Arthur, de 7 anos, que morreu de meningite meningocócica na sexta-feira. Por volta das das 7h da manhã, Lula deixou a carceragem em Curitiba, onde está preso desde abril, e seguiu em helicóptero para o aeroporto da cidade, de onde tomou um avião. Seu destino final é a cidade de São Bernardo do Campo, seu berço político na Grande São Paulo, onde acontece o velório da criança, filho de seu filho Sandro, desde às 22h de sexta-feira.

Lula foi autorizado pela Justiça Federal a deixar a prisão, onde cumpre duas condenações por corrupção, com base na Lei de Execução Penal, que prevê o direito de detidos de participar de velórios e enterros de parentes próximos. É a primeira vez que o petista, que apareceu nas imagens sem algemas e de blazer preto, consegue a autorização, que lhe foi negada nas primeiras instâncias quando seu irmão de 79 anos morreu em janeiro - quando a permissão finalmente veio, dada pelo Supremo Trubunal Federal, o sepultamento já estava ocorrendo. É a segunda vez que Lula deixa sua cela desde que foi preso. Em novembro, ele deixou a carceragem da PF brevemente para prestar depoimento em um dos casos a que responde.

Políticos e personalidades, inclusive seus opositores, como José Serra ou Fernando Henrique Cardoso, enviaram mensagens de condolências a Lula, que era bastante próximo do neto, que chegou a visitá-lo na prisão pelo menos duas vezes. A família de Sandro Luís morava com o ex-presidente desde a morte de sua mulher, Marisa Letícia, em 2017, e nas redes sociais de Lula era comum ver fotos com o neto.

Fonte: Reuters