As pessoas que foram ao centro de Patos de Minas na manhã desta sexta-feira (22) fazer compras ou pagar contas tiveram que esperar. A cidade praticamente parou para assistir o confronto entre a Seleção Brasileira e a Costa Rica pela Copa do Mundo. E quem não teve folga buscou um jeitinho de acompanhar os lances da vitória sofrida do time canarinho.

Nem parecia sexta-feira. A região central de Patos de Minas, que mais parece um formigueiro em dias normais, estava praticamente vazia. Quase todas as lojas fecharam as portas, desde as menores até os grandes magazines. Alguns hipermercados também deram folga para os funcionários acompanharem a Seleção Brasileira.

Até mesmo as lojas dos imigrantes chineses permaneceram de portas fechadas durante a apresentação da seleção. Na rua Major Gote, ficaram abertas apenas as lanchonetes, farmácias e umas poucas lojas, mas o movimento foi bem pequeno. Procura boa mesmo só pelos artigos da seleção brasileira.

E todos os olhares permaneceram ligados na tela da televisão. Os torcedores brasileiros passaram quase os 90 minutos do confronto com a Costa Rica angustiados. O gol demorou a sair e depois que Philippe Coutinho abriu o placar, Neymar fez logo o segundo para aliviar a pressão e evitar uma decepção como a que estão vivendo os argentinos.

Após a partida, o comércio, os bancos e os órgãos públicos voltaram a funcionar. A Seleção Brasileira ainda volta a jogar contra a Servia na primeira fase da Copa do Mundo, mas a vitória por 2 a 0 traz um alívio e tanto. A próxima partida acontece na quarta-feira (27), às 15h. Um empate garante o Brasil na próxima fase. A Costa Rica está eliminada.