Lojistas foram para a frente da prefeitura fazer um manifesto na manhã desta sexta-feira (19).

Lojistas de diversos segmentos fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura de Patos de Minas na manhã desta sexta-feira (19). Eles foram pressionar a Administração Municipal para que sejam tomadas medidas mais ágeis de combate à pandemia do novo coronavírus, evitando assim que o comércio tenha que ser fechado novamente.

Os lojistas afirmam que a pandemia já está completando 100 dias e que, nesse prazo, a Administração Municipal não conseguiu ampliar a estrutura de atendimento à população, fazendo com que a região regredisse para a “Onda Verde” do Plano Minas Consciente. Eles alegam que outros municípios já conseguiram criar novos leitos de UTI para atender a população.

Uma comissão formada por lojistas conversou com o advogado geral do município, Jadir Souto e cobrou mais agilidade do poder público. O contador Heber Araújo destacou que um novo fechamento do comércio em Patos de Minas nesse momento poderia provocar a falência de inúmeras lojas, causando um prejuízo incalculável para a economia.

A Prefeitura de Patos de Minas tem até a próxima quarta-feira (24) para decidir se permanece ou não no Plano Minas Consciente do Governo do Estado. Como a região sofreu regressão para a “Onda Verde”, se decidir permanecer no Plano Estadual, apenas os serviços essenciais poderão continuar funcionando na cidade.

Os lojistas entendem que o comércio não pode ser responsabilizado pelas vítimas da Covid-19 na cidade. Eles argumentam que, com uma estrutura melhor de atendimento à população, com novos leitos de UTI e com os cuidados para evitar a proliferação do vírus, as lojas poderiam continuar abertas na cidade.