A presença de um lobo guará em Rio Paranaíba nesta quarta e quinta-feira chamou a atenção da população. O animal que está ameaçado de extinção foi encontrado na parte alta da cidade, próximo à Cooxupé. Policiais Militar passaram toda a quarta-feira tentando fazer com que o animal saísse para o pasto próximo ao local.

Durante a durante a noite, populares filmaram o lobo ainda próximo à cooperativa. Já na manhã desta quinta-feira, um morador da Rua José Maria de Castro Barbosa teve uma surpresa ao retirar seu veículo da garagem. O animal estava dentro do local bastante assustado.

A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas que fez a captura do lobo. O trabalho de resgate foi acompanho por diversas pessoas. Segundo o Tenente Adriano Alves, comandante da Polícia Militar na cidade, os bombeiros conseguiram resgatar o lobo da melhor forma possível, sem machucá-lo.

O Lobo Guará

De acordo com a Info Escola, o lobo-guará é o maior canídeo (família que inclui os cães, lobos e raposas) da América do Sul. Seu nome científico (Chrysocyon brachyurus) retrata suas principais características físicas, Chryso=vermelho; cyon=cão; brachy=curta; urus=cauda, ou seja, é um cão vermelho de cauda curta. O próprio termo “guará”, deriva do aguará, do tupi-guarani, que significa vermelho. Apesar de ser chamado de lobo, o lobo-guará é um parente mais próximo dos pequenos canídeos sul-americanos, como cachorro-vinagre, do que dos lobos (Cannis lúpus) norte-americanos.

O animal possui a maior parte da pelagem laranja-avermelhada com pernas pretas e longas, a garganta e a ponta da cauda são brancas e a crina preta. Suas orelhas são proporcionalmente grandes em relação à cabeça, é um animal alto e esguio, com os maiores machos alcançando até 74 cm de altura nos ombros e máximo de 40 kg.

Fonte: Paranaíba Agora