Livro: Histórias do Cerrado: Alto Paranaíba

Será lançado na próxima segunda-feira (18) no auditório do Bloco N do Centro Universitário de Patos de Minas, o livro “Histórias do Cerrado: Alto Paranaíba”. A cerimônia marcada para as 19h será aberta ao público. O livro é resultado de um projeto cultural realizado pela Plus Cultura e organizado por Luiz Ricardo Silva.

Por textos e imagens reunidos em um trabalho coletivo, realizado pela equipe editorial e as comunidades locais, a edição aborda a história, o cotidiano e a natureza dos municípios de Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba e São Gotardo. O projeto conta com o apoio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio de seus principais patrocinadores, as empresas Arapé e Prodoeste.

O objetivo do projeto “Histórias do Cerrado” é registrar a história de uma das regiões mais importantes do País, sua economia, seu rico patrimônio artístico-cultural, a natureza exuberante do cerrado mineiro e o desenvolvimento de cada Município, levando em consideração a cultura popular e os saberes e fazeres do povo alto-paraibano.

A pesquisa foi realizada em arquivos públicos e privados e por entrevistas com membros da comunidade, Poder Público, representantes de instituições, universidades, empresas e empreendedores individuais. As belas imagens, escolhidas entre tantas recebidas, em sua maioria, são de fotógrafos locais, assim como os textos e depoimentos publicados ao longo do livro.

Em Patos de Minas, o lançamento será no Auditório da Unipam, no dia 18 de fevereiro, às 19 horas. A equipe do projeto promoverá uma “ação de formação de plateia”, apresentando os métodos utilizados de construção coletiva desta produção, que contou com o envolvimento das comunidades locais e suas contribuições efetivas. Também haverá apresentações de grupos artísticos locais e a doação oficial de exemplares para todas as escolas da cidade. Durante o evento, estarão disponíveis livros, com valores especiais, para os interessados.