Faculdade Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A FPM havia lançado há algum tempo uma lista com 10 profissões para você seguir no futuro, no entanto de acordo com as mudanças e novas exigências da sociedade houve algumas alterações. Afinal, quem não quer trabalhar com algo que gosta e ganhar dinheiro ao mesmo tempo, né? Mas se você não curtiu nenhuma das opções que trouxemos, não se preocupe, aqui estão mais 10 profissões que podem bombar nos próximos anos, e todas com o curso correspondente na Faculdade Patos de Minas:

1 - Desenvolvedor de softwares

Os profissionais dessa área se tornam mais valorizados a cada dia. Em uma sociedade que está imersa nas tecnologias digitais, quem tem a capacidade de criar novos sistemas e automatizar processos tem um lugarzinho garantido no mercado de trabalho. Para atuar nessa área é necessário entender a lógica da programação, por meio de um curso de graduação seguido de uma especialização em alguma tecnologia. Além disso, o desenvolvedor de software precisa estar sempre ligado nos novos sistemas. As áreas de Engenharia voltaram a estar em alta.

2 - Coaching

O coach é um profissional que guia outras pessoas no processo de mudanças positivas em diversas áreas de sua vida, de maneira rápida e satisfatória. Durante o processo, o indivíduo conhece e atinge seu potencial máximo para alcançar suas metas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para seguir essa área é necessário fazer um curso de coaching e atualmente existem inúmeros, graças a popularidade crescente desta profissão. Áreas como Administração e Psicologia ajudam a emplacar bem nesta profissão.

3 - Cientista de dados

O cientista de dados é um profissional que ainda está sendo descoberto. Além de dominar as ferramentas de análise de Big Data e ser especialista na gestão de estatísticas, este profissional precisa saber o que fazer com o volume e a variedade de dados existente, interpretar o que eles significam, analisá-los em tempo real, saber como os dados podem gerar negócios, conhecimentos, melhorias e transformações. Para seguir esta carreira é necessário ter conhecimento das tecnologias e formações em Estatística, Ciência da Computação, Matemática e Economia podem ser uma boa pedida àqueles que desejam se tornar cientistas de dados.

4 - Arquiteto 3D

Essa profissão é uma grande aposta para o futuro. Com o avanço tecnológico que possibilita a realidade virtual, será possível o profissional da arquitetura projetar ambientes 3D e assim ter uma visão detalhada dos projetos que estão sendo feitos, além de proporcionar um estudo melhor de cada ângulo e facilitar a identificação de pontos falhos nas construções.  Além disso, será possível oferecer uma experiência mais real ao cliente.

5 - Geneticista

Essa profissão já é atual, mas é uma grande aposta das profissões que vão ganhar força nos próximos anos. O geneticista trabalha com a pesquisa e a manipulação genética e, dentre suas funções, estão o aconselhamento genético, a pesquisa de doenças genéticas e a colaboração no desenvolvimento de novos medicamentos. Para atuar nessa área é necessário a graduação em Medicina, Biomedicina ou Biologia.

6 - Profissionais de saúde mental

Em um mundo caótico, agitado, cheio de problemas e preocupações, os profissionais de saúde mental tendem a ser muito procurados pelos próximos anos. Essas profissões envolvem cuidados com a mente e, mesmo com todos os avanços tecnológicos, é improvável que as máquinas substituam o cuidado personalizado dos terapeutas e psiquiatras. Por isso, se você gosta de ajudar as pessoas, se se interessa pelo comportamento e pela mente humana, pode apostar tranquilamente nessas profissões que o sucesso é garantido.

7 - Conselheiro de comprometimento fitness/de saúde

Especialistas acreditam que a tendência para o futuro é a necessidade de ter um apoio profissional para ajudar a população a se manter alerta a respeito de questões como a obesidade e o sedentarismo. Com a correria do dia-a-dia, o comprometimento com uma rotina saudável acaba ficando esquecido e, assim, é mais provável que um indivíduo se preocupe com isso quando existe uma pressão humana. Daí a importância dos profissionais em Educação Física, Nutrição, Farmácia, entre outros.

8 - Analista de mídias digitais

O analista de mídias digitais deve ser formado em Marketing, Publicidade e Propaganda ou áreas afins. Esse profissional trabalha em uma análise completa das redes sociais e suas ferramentas, gerenciando as mídias de uma empresa e ajudando na forma como o internauta vê a sua marca.

9 - Professor online

O Ensino a Distância vem se expandindo nos últimos anos e a tendência é que continue assim no futuro. Os professores, hoje, começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual para alcançar mais alunos e essa é uma aposta para que esse profissional possa garantir uma renda extra. O mercado de cursos online vem ganhando espaço pois se trata de uma alternativa para aquelas pessoas que não tem a condição de se deslocar todos os dias de sua casa para estudar.

10 - Gestor financeiro

Este profissional será imprescindível para pequenas e grandes empresas conseguirem administrar seu dinheiro de maneira correta. Mesmo com diversos softwares que façam cálculos melhor que seres humanos, o gestor financeiro ainda é necessário para tomar decisões, fazer avaliações de manutenção de estoques e acompanhar fluxos de caixa e faturamentos, atividades que computadores não são capazes de fazer.

Se você se interessou por uma dessas profissões, basta acessar https://www.faculdadepatosdeminas.edu.br/ e se inscrever para o Vestibular Agendado. Você também pode ligar (34) 3818 2300 e agendar sua prova.

Fonte: Ascom da FPM