Acidente envolvendo motociclistas na rua Major Gote. ( Foto: Patos Hoje )

É na volta para casa que os condutores de veículos de Patos de Minas mais se tornam vítimas dos acidentes. É o que mostra levantamento do trânsito do perímetro urbano feito pela Polícia Militar. Ao longo do ano de 2018, a corporação registrou mais 2.400 acidentes, a maioria com vítimas de ferimentos. Os motociclistas são as principais vítimas.

Segundo o capitão Duarte, comandante da 230ª Companhia da Polícia Militar, somente no ano de 2018, foram registrados 1221 com vítimas de ferimentos e 1226 acidentes apenas com danos materiais. A média de chamados da Polícia Militar para fazer o registro de acidentes é de oito acionamentos por dia.

O comando da Polícia Militar destaca, no entanto, que os números podem ser muito maiores, uma vez que em muitos acidentes, quando há irregularidades nos veículos ou com a documentação do condutor, a corporação não é acionada. Segundo o capitão Duarte, os motociclistas são as principais vítimas. “Em 70% dos acidentes há pelo menos uma motocicleta envolvida e destes 88% são homens”, afirmou.

A maioria dos acidentes ocorre na volta para casa. Segundo o capitão Duarte o levantamento mostra que o horário entre 17h e 19h, exatamente na volta pra casa, é que registra o maior número de batidas. Pressa de chegar em casa, imprudência e desrespeito as regras de circulação são as principais causas.

Os dados da Polícia Militar também mostram que o centro da cidade e os bairros Lagoa Grande e Cristo Redentor são os locais com maior índice de acidentes no perímetro urbano de Patos de Minas. O capitão Duarte orientou os condutores a terem mais atenção na volta pra casa e, principalmente, quando estiverem transitando por esses locais com maior índice de batidas.

O alerta vale principalmente para os motociclistas. O policial lembrou uma pesquisa que mostra que o condutor de motocicleta tem 14 vezes mais risco de perder a vida no trânsito do que um motorista de carro.