349669 2216 Ok
Banner CNA - TOPO
Publicado em 03/06/2017
Compartilhe:

Lava Jato pede condenação e multa para Lula em caso do tríplex e regime fechado para pena

A força-tarefa da Lava Jato pediu a aplicação de multa de 87 milhões de reais e que Lula inicie o cumprimento da pena em regime fechado.

A força-tarefa da Lava Jato pediu ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, além da aplicação de multa de 87 milhões de reais e que Lula inicie o cumprimento da pena em regime fechado.

Nas alegações finais do caso em que Lula é acusado pelo Ministério Público Federal de receber propina da construtora OAS na forma de um apartamento tríplex na praia do Guarujá, no litoral paulista, e no pagamento de armazenamento de bens pessoais, que o ex-presidente alega serem de seu acervo presidencial, os procuradores da Lava Jato voltaram a acusar Lula de ter "papel central" no bilionário esquema de corrupção na Petrobras.

"Com base em conjunto probatório robusto, revelou-se esquema delituoso que se erigiu no seio e em desfavor da Petrobras, do qual, consoante exaustivamente demonstrado, Lula ocupava posição central", afirmam os procuradores da força-tarefa nas mais de 330 páginas de alegações finais protocoladas no final da sexta-feira.

No documento, que também pede a condenação do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e do ex-presidente da OAS José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, os procuradores também pedem que Moro imponha multa de 87,6 milhões de reais a Lula, referente à porcentagem de propina que, afirmam, a OAS pagou ao ex-presidente pela obtenção de dois contratos na estatal –das refinarias Abreu e Lima, em Pernambuco, e Getúlio Vargas, no Paraná.

Em nota, a defesa do ex-presidente acusou a Lava Jato de ignorar provas e usar teorias ilegais para pedir a condenação de Lula.

"As 73 testemunhas ouvidas e os documentos juntados ao processo - notadamente os ofícios das empresas de auditoria internacional Price e KPMG - provaram, sem qualquer dúvida, a inocência de Lula. O ex-presidente não é e jamais foi proprietário do tríplex, que pertence a OAS e foi por ela usado para garantir diversas operações financeiras", afirma a nota assinada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.

"Nos próximos dias demonstraremos ainda que o MPF e seus delatores informais ocultaram fatos relevantes em relação ao tríplex que confirmam a inocência de Lula, atuando de forma desleal e incompatível com o Estado de Direito e com as regras internacionais que orientam a atuação de promotores em ações penais."

Fonte: Agência Reuters

Nego Duro - Rodapé Notícias
Postado em 03/06/2017
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • POTENKIM13 | 1 mês, 2 semanas atrás

    Desde 2010 eu advirto que o objetivo da mídia porca que existe em nosso país é prender o Lula. Agora, pelo visto, estão perto de conseguir. A ilusão da velha mídia, subserviente ao poder econômico, é achar que, prendendo Lula, vão finalmente colocar um presidente que se submeta a ela no cargo. E, com isso, conseguir dinheiro governamental em forma de publicidade ou de empréstimos para salvá-la da bancarrota em que se encontram. Não vai adiantar. O povo sabe quem está do lado dele e quem está do lado dos ricos. A mídia e seu braço político, o PSDB, estão do lado dos ricos, dos poderosos, dos que exploram o país, dos que querem vendê-lo ao capital estrangeiro. FASCISTAS NÃO PASSARON.....

    1 1 Responder

  • dr Afonso | 1 mês, 2 semanas atrás

    Se Deus quiser veremos esse bandido safado na cadeia onde é seu lagar ladrão analfabeto de 9 dedos . Imaginem se soubesse ler e tivesse os 10 dedos ia sobrar nada no Brasil . Vou soltar muitos fogetes o dia que ele for preso . A maioria das pessoas não entendem e ficam dizendo a o Lula me deu cada carro moto . Olha ele pegou um país organizado com uma economia ótima tinha condições de até pagar a dívida externa e o que o 9 dedos fez quebrou o pai aumentou a dívida externa muitas vezes e iludiu os coitados dizendo que tinha pagado a dívida externa mas não pagou so renegociou a dívida hoje temos uma divida enorme impagável E nem os juros o governo está pagando agora seus desinformados parem de ficar dizendo bobeira que vão votar no 9 dedos que ele vai voltar . Não ele não vai voltar pois . Pq analfabeto Ladrao bandido e Preso não pode ser Presidente do nosso Brasil .

    8 2 Responder

    Brasil - 1 mês, 2 semanas atrás

    Essa raiva toda é só porque o Lula será seu Presidente em 2019? Fica assim não!!!

    2 16

    Ribeiro - 1 mês, 2 semanas atrás

    Antes de mts fanáticos comentarem o meu comentário e do Afonso, creio q igualmente a mim o Afonso tb não seja coxinha, então quero a prisão do Lula, Aécio, resumindo todos os políticos corruptos, peço a todos um pouco de consciência que os políticos fazem mas por eles do que pelos brasileiros. Ao invés de baixar a carga tributária, reduzir os gastos, o patoshoje noticiou está semana o aumento de impostos aprovado pelos deputados estaduais em sua maioria comunistas ( PT, PC do B, PMDB), então vamos parar com fanatismo e não endeusar os políticos, pq em sua maioria são corruptos independente de filiação.

    8 2