A realização dos testes iniciou nesta terça-feira (12).

O Estado de Minas Gerais ganhou um reforço importante para detectar o novo coronavírus. O Laboratório de Diagnósticos Moleculares da UFV de Rio Paranaíba iniciou nessa terça-feira (12) a realização dos testes de Covid-19. Outra boa notícia é que os 10 primeiros testes realizados tiveram resultado negativo.

“Foram dias de muita preparação e planejamento desde a autorização dada pela FUNED até esse momento importante. Processamos 10 amostras, sendo seis da equipe do Laboratório e quatro de profissionais de saúde de Rio Paranaíba. Todos deram negativos”, explicou o diretor da UFV de Rio Paranaíba – professor Renato Ruas.

Segundo ele, o trabalho será desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de saúde que serão responsáveis pelo monitoramento dos casos suspeitos, coleta e encaminhamentos das amostras. Para atender a demanda, no entanto, a Universidade ainda aguarda a disponibilização dos kits prometidos pelo Governo do Estado.

Renato explicou que os primeiros testes foram realizados com kits da própria Universidade, mas salientou que possui apenas 1.000 testes. O apoio da sociedade e principalmente da classe política será importante nesse momento para convencer ao Governo de Minas a fazer o repasse dos kits prometidos.

Minas é um dos Estados com menor índice de testagem da população para o novo coronavírus, o que explica o número reduzido de casos confirmados em relação a outros Estados. Mais de 100 mil mineiros ainda estão contabilizados como casos suspeitos, sem resultado de exames.