Justiça marca audiência do caso Quebec e ordena que Caixa, Prefeitura e Empreiteira prestem informações

A critério dos requeridos, eles poderão desde já apresentar um plano para desocupação.

publicado em 17/11/2020, por Farley Rocha


Imagem: Arquivo Patos Hoje

A Justiça Federal expediu uma decisão marcando a primeira audiência do caso do mau cheiro e defeitos nas casas do Quebec. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Pizolato também deverão prestar informações sobre a situação. Uma perita oficial foi nomeada para, de forma urgente, emitir um laudo a respeito dos problemas. A critério dos requeridos, eles poderão desde já apresentar um plano para desocupação. 

A decisão foi do Juiz Federal, Gustavo Soratto Uliano. O magistrado marcou a audiência de conciliação para as 14h00 do dia 11 de dezembro. Ela será feita por meio virtual. Nesse prazo, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas deverá informar à justiça se foi realizado o Estudo de Impacto de Vizinhança-EIV-, para a edificação dos conjuntos habitacionais Quebec I, II e III. Se não tiver sido realizado, a Prefeitura deverá informar o motivo de isso não ter acontecido. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Udi Telecom - Conexão em Dobro

A Caixa Econômica Federal deverá informar quais as habitações arrendadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial-FAR- estão ocupadas e quantos moradores já conseguiram finalizar o arrendamento e obter as propriedades. A Pizolato deverá dizer se já houve a regularização ambiental das moradias junto ao órgão ambiental do Estado de Minas Gerais. 

A justiça Federal ainda determinou que, caso optem pela desocupação dos moradores que estão sendo afetados pela Estação de Tratamento de Esgoto-ETE, para apresentarem um plano mostrando a realocação ou a indenização até 5 dias antes da audiência de conciliação. Uma perita oficial da Justiça Federal foi nomeada para de forma urgente apresentar um laudo sobre os problemas sofridos pelos moradores. 

O caso

O Ministério Público Federal protocolou no dia 05/12 uma ação milionária contra a Caixa Econômica Federal, a Construtora Pizolato e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas. A ação prevê indenização para todos os moradores expostos aos gases da Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa e ainda verificou defeitos nas centenas de residências dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. O valor total da ação foi calculado em R$139.740.800,00. Os moradores sofrem com o mau cheiro da ETE e muitos estão com a saúde comprometida. Queixas de náuseas, dor de cabeça e enjoos são frequentes entre os moradores. 

Imagens atualizado em 17/11/2020 • 4 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 17/11/2020
Compartilhe:

37 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Kenny | 1 semana, 1 dia atrás

    O lucro está acima de tudo. A área onde foi construído o conjunto nunca seria vendida para fazer um loteamento, então vamos fazer casas financiadas e lucra todos. Terreno barato, casas baratas, engenheiros da caixa e construtora enchem os bolsos e pronto. Só que existem leis do retorno, acham que irão alcançar uma riqueza material e perderão e muito! "É a parte que te cabe neste latifúndio"! Porque não foi feito naquela área entre o Itamaraty e o Caiçaras???

    0 0 Responder

  • Claudinha do sindicato | 1 semana, 1 dia atrás

    Como pode um prefeito fazer uma obra sem planejamento, perto de esgoto não tratado da copasa, isso prova a incompetência dele, ou cobra da copasa ou se não tem coragem de cobrar então tira dinheiro do cofre público e faz....ele que deveria indenizar por autorizar alvará de construção das casas...cadê os vereadores atuais que não fiscalizarem o prefeito que fez uma cagada dessa...

    4 5 Responder

    Doida - 1 semana, 1 dia atrás

    Leia a matéria fulaninha!!! A copasa está lá antes das casas!!! Cv fiada quebequiana

    4 2

    PATENSE - 1 semana, 1 dia atrás

    Senhora Claudinha do Sindicato, a senhora deveria se informar melhor antes de emitir opinião. Essas casas foram construidas na famigerada GESTÃO do Senhor Pedro Lucas Rodrigues.

    4 1

    Véio da Havan - 1 semana, 1 dia atrás

    o muié burra!

    1 1

    Subestação - 3 dias, 10 horas atrás

    Essas casas eram para ser construídas próximo ao centro de convenções do Unipam mais... teve um vereador que disse que a cidade não poderia expandir além da rodovia! Obs: esse ano nem quiz concorrer ao cargo de vereador será que ele já sabia? Tamanha a kHda!

    0 0

  • Patense envergonhado | 1 semana, 1 dia atrás

    Minha total solidariedade aos moradores do Quebec! E por falar em planejamento, ou a falta dele, alguém pode me explicar a abertura de uma pequena valeta em ambos os lados da pista da Rua Major Gote, obra que, como era de se esperar, causou imenso transtorno, e que imaginei seria para melhor escoamento da enxurrada e que teria uma uma grelha ou coisa parecida. Mas qual não foi a minha surpresa ao ver depois de aberta a valeta, a mesma foi simplesmente enchida em sua totalidade com concreto????. Nem os próprios funcionários que executam a obra puderam dar uma explicação convincente. E a construção de uma travessia elevada na esquina da Major Gote com a Cesário Alvim, melhoramento necessário, diga-se de passagem, mas pelo tempo da obra, e olha que, por enquanto estão fazendo em apenas uma das pistas da Major Gote, já dava tempo de ter feito um "tunel" para os pedestres. PLANEJAMENTO! Próximo prefeito! pelo amor de Deus! .Dê mais atenção a isso!

    9 1 Responder

    TUDO MUNDO AGORA É ENGENHEIRO - 1 semana, 1 dia atrás

    Será que você não percebeu que a canaleta é inclinada (tem um desnível ) para a água correr (não empossar) e ir direto para os bueiros ou bocas de lobo.

    2 0

  • Sabio | 1 semana, 1 dia atrás

    Esse mau cheiro não afeta só o bairro Quebec e afeta TB os bairros vizinhos e a mau cheiro da rações patense. Ninguém fala mais nada e o ministério público vai fazer nada TB.

    5 2 Responder

  • Morador do Quebec | 1 semana, 2 dias atrás

    Vejo os diversos comentários escritos abaixo e fico prestando atenção ao que foi escrito. Alguns falam asneiras pois refletem os asnos que são . Alguns mostram empatia , outros até se solidarizam com a atual situação do bairro . Mas só quem mora no bairro sabe a real situação que estão passando. Tem muitos pontos a serem melhorados no bairro e a saída da Copasa daqui não vai acontecer . O que realmente aconteceu para que o bairro fosse realizado neste local infelizmente não vamos saber , O que falta no bairro é uma associação de moradores que represente o bairro e busque os interesses dos moradores do bairro . O Ministério Público Federal aparentemente só agiu depois que um grupo de moradores se reuniram chamaram a " imprensa " e daí o MPF pode fazer algo.



    11 1 Responder

  • Morador do coração | 1 semana, 2 dias atrás

    Devia era tira esse tratamento da copasa se lá Cheiro vai longe do tratamento mais realmente pessoal do quebec sofre mais aja estômago

    9 3 Responder

  • Tiozão do Corcel | 1 semana, 2 dias atrás

    Não está fácil pros Quebequianos.

    4 4 Responder

  • DESCASO | 1 semana, 2 dias atrás

    Isso se chama ganância de votos pra próxima eleição. Perpetuar no cargo com obras de habitação explorando os menos favorecidos. Nossos gestores nos últimos 20 anos na área de planejamento do município só fez coisa errada. Temos obras mal feitas, loteamentos irregulares com promessa de legalização em locais impróprios, chacaras com promessas de escritura sem licenca e em área proibida por lei, temos uma área que MPF tem agir urgente no entorno do aeroporto (5kms) e loteamentos atravessando rodovias federais sem planejamento e aí vai.....coitado do Falcão, vai ter que ter as garras afiadas pra melhorar nossa imagem.

    8 1 Responder

  • Dr Francisco | 1 semana, 2 dias atrás

    Por quê os vereadores não fiscalizaram quando iniciou tudo? É a principal função deles.... são 17 e nenhum correu atrás..... se estivessem exercido suas funções o povo do Quebec não estaria passando por isso...... NOVOS vereadores procurem fiscalizar mais o Executivo e legislar menos.... já tem lei demais.... precisamos é de fiscalização!! Fica a dica, se não mostrarem serviço, daqui 4 anos podem ir arrumando outro emprego!!

    18 0 Responder

  • O bao | 1 semana, 2 dias atrás

    Iiii vai tomar muita casa de quem já vendeu, acho que o mau cheiro e de camisinha jogada em lote vago ,pois a prostituição está rolando solta nesse bairro, em cada 100 mulheres 99 meche com programa, e sem contar o tanto de ponto de droga ,tadinho do 1% honesto que mora nesse bairro

    6 21 Responder

  • Simples assim | 1 semana, 2 dias atrás

    O problema será resolvido quando punir severamente a Copasa. Estação de Tratamento de Esgoto bem conduzida não exala mau cheiro. Visitem Goiânia e tirem suas conclusões antes de criticar a Caixa e a Empreiteira!

    14 3 Responder

    Paulista - 1 semana, 1 dia atrás

    Vc tem toda razão, as casas não tem defeito, o financiamento foi feito, a culpa ai é só da COPASA, ela que tem que fazer o trabalho dela, pra cobrar são uns leões pra fazer o trabalho deles são um gatinho, bando de fdp, não precisa ir em Goiânia não, vai aqui em uberaba, Uberlândia, as estações de tratamento, como o nome.ja dia faz o tratamento da água com produtos químicos pra tirar as impurezas da água e seu odor fétido, ali a COPASA finge que faz algum tipo de tratamento.

    5 0

  • ZULEMA ZAHIR | 1 semana, 2 dias atrás

    Que milagre que essa noticia dos Quebequianos nao estao na pag policial.Calma ,a semana ta so começando .

    6 11 Responder

  • Pirilampo | 1 semana, 2 dias atrás

    Sempre tem a "Herança Maldita", essa aí é a do Falcão... toma que a bomba é tua, tá contigo agora.

    5 3 Responder

    VAGALUME - 1 semana, 1 dia atrás

    Não se esqueça que essas casas foram construidas em 2014 - Gestão Pedro Lucas.

    1 0

  • 07 | 1 semana, 2 dias atrás

    :joy:Que povo invejoso desses comentarios!!! :joy:

    6 0 Responder

  • Hromeu | 1 semana, 2 dias atrás

    o problema é o mal cheiro do esgoto que a copasa não trata, no coração eucaristico tbem tem mal cheiro.... Hipocrisia pura...... Isso tudo pra proteger esse cancer que se chama copasa. MP ta virando piada..

    6 2 Responder

  • Quebecstao | 1 semana, 2 dias atrás

    Eu acho que deveria indenizar é deixar o povo queto arruma essa merda de Carniça esse povo que reclama das casa manda eles sai por si próprios pq o cheiro pode ser desagradável mas é poco é tem muita gente que nessecita de casas que queriam uma dessas aqui aí essas muie que não tem nada pra fazer fala pra elas cassa um serviço que aí o mal cheiro nem incomoda elas ent eu que sou moradora digo tem que dar indenização é ficarmos aqui aceita essa ETE

    5 12 Responder

    07 - 1 semana, 2 dias atrás

    Credo , esse teu comentário é para acabar com os piqui do goiás. Quem vive de carniça é urubu!! É por causa de pessoas que aceitam tão pouco assim que nada neste Brasil de Deus vai para frente!TE ORIENTA, COLEGA!

    6 1

  • CADÊ O EX PREFEITO PEDRO LUCAS ?? | 1 semana, 2 dias atrás

    O Ex PREFEITO PEDRO LUCAS ele também é responsável por terem construído o Québec aí nesse local junto com a estão de tratamento de esgoto. Ele que era o PREFEITO que liberou a construção.

    6 4 Responder

    66 - 1 semana, 2 dias atrás

    EXATAMENTE !! Como ele achou que seria reeleito depois desta cagada que ele fez,né! Sem contar as inúmeras outras, com certeza ele ganhou dinheiro com isso. É um vagabundo!

    3 2

  • Justiceiro | 1 semana, 2 dias atrás

    O unico responsavel pelo mau cheiro é a COPASA, este orgão que trata do esgoto. Se prefeitura e construtora pizolato apresentarem os laudos de aprovação do meio ambiente, tem que cair matando em cima da COPASA....SEMPRE CAUSANDO TRANSTORNOS AOS MORADORES. Outra coisa, isso foi denuncia de EX candidato a prefeito, estão denunciando nao para ajudar ninguem a nao ser ele mesmo!! AUTO PROMOÇÃO!!! #FICAADICA

    7 3 Responder

  • Kbça | 1 semana, 2 dias atrás

    As casas do Alto da Serra também estão todas com problemas reclamamos mas não dão a mínima pra gente ,população pede socorro !!!!!o que mais acontece vazamento no telhado e pisos mau instalados se soltando !!!!!

    10 9 Responder

    Fernando - 1 semana, 2 dias atrás

    Aí meu amigo sai de lá e muda para uma casa que vc tem q paga aluguel para de reclama

    8 7

    Mineirinho - 1 semana, 1 dia atrás

    Tem que saber é os nomes dos pedreiros que fizeram a cagada e esparramar o nome deles. Foram pagos pra fazer serviço bem feito e não cagada

    2 1

    Rafael - 1 semana, 1 dia atrás

    Amigo o seu imóvel tem 5 anos de garantia, faça valer o seu direito junto á construtora.

    0 0

  • Claudia | 1 semana, 2 dias atrás

    Pega os 15por cento dos moradores (trabalhadores e gente de bem) que presta arruma outro lugar para eles e o resto que não presta passa as máquinas em cima a sociedade agradece

    22 29 Responder

    ... - 1 semana, 2 dias atrás

    Nossa lamentável seu pensamento

    1 0

  • Quer sentar na janela ??? | 1 semana, 2 dias atrás

    Engraçado neh ... vcs do coração eucaristico e sorriso q reclamam q o cheiro vai ai ... pq não reinvindicou isso antes dos quebequianos ?? Agora pq eles estão lutando por um direito deles vcs querem pegar o bonde junto ? Pq não pensaram isso antes ? Claro q estão certos q o cheiro vai ai ... Mais vcs deveriam ter tomado iniciativa antes ... agora é tarde de mais ... Ou não neh ... hj em dia nada esta dando impossível .. aproveita q está aberta o processo e procura o direito de vcs tbm .. não percam mais uma chance ... bjos e luz no coração. ..

    20 3 Responder

  • Morador do coração eucarístico | 1 semana, 2 dias atrás

    E nós que moramos aqui colado com o Quebec,não temos direito a nada viemos bem primeiro e nunca tivemos nenhum apoio de ninguém revoltada com isso.

    9 20 Responder

    TOPA URT - 1 semana, 2 dias atrás

    Vc tem direito de ficar calado

    3 1

  • Sorridente | 1 semana, 2 dias atrás

    Inclusive no sorriso 5 também a carniça desses gases ninguém suporta .

    6 12 Responder

carregar mais comentários