Quase 1.800 mesários foram convocados para atuarem nas eleições.

A Justiça Eleitoral iniciou uma série de encontros nessa segunda-feira (03) com os presidentes de seções eleitorais que vão atuar nas cidades que fazem parte da Comarca de Patos de Minas nas eleições gerais de outubro. Para demais integrantes das seções, a Justiça Eleitoral disponibilizou um curso online para apresentar as novidades que serão colocadas em prática este ano.

A Comarca de Patos de Minas, que incluiu também os municípios de Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas, possui duas zonas eleitorais que totalizam 135.358 eleitores. Este ano, cerca de 460 seções eleitorais serão disponibilizadas para receber os eleitores. Quase 1.800 mesários foram convocados para atuarem nas eleições.

São os mesários que recebem os eleitores e coordenam o processo de votação, desempenhando um papel essencial durante a eleição. Nos encontros promovidos pela Justiça Eleitoral eles são orientados e informados das novidades que serão implementadas nas eleições deste ano.

A identificação por biometria já será utilizada nessas eleições. Em Patos de Minas, cerca de 1% dos eleitores já estão com as digitais cadastradas e não precisarão assinar a lista de presença. A Justiça Eleitoral vai passar a aceitar também os documentos digitais já disponibilizados, como o próprio título de eleitor para aqueles que fizeram a biometria.

Outra novidade nas eleições deste ano é a possibilidade da identificação com o nome social para os eleitores transexuais. Com o treinamento disponibilizado esta semana, a Justiça Eleitoral acredita no sucesso das eleições, que vão eleger os novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente da república.