A decisão saiu na tarde desta quarta-feira (20).

O senhor Geraldo Braz dos Santos, 54 anos, irá ganhar a liberdade. Após ser autuado pelo homicídio de Nelson Ferreira Sousa, 38 anos, que invadiu sua casa, ele foi autuado e encaminhado para a Penitenciária Nossa Senhora do Carmo. O advogado Gustavo Barbosa, entende que este é um autêntico caso de legítima defesa. A liberdade foi concedida de ofício após manifestação favorável do Ministério Público. O alvará será cumprido nesta quinta-feira (21).

De acordo com Gustavo Barbosa, a proprietária da fazenda, uma mulher já idosa, não tinha condições de ajudá-lo. Foi aí que o vizinho dele, o ex-prefeito de São Gonçalo do Abaeté, Fabiano de Carvalho, concedeu apoio para os irmãos de Geraldo e o procurador acabou sendo contratado para fazer a defesa. “Estamos desde o início da tarde em Tiros para conseguir a liberdade dele”, disse.

O documento só saiu por volta das 18h00. Segundo o advogado, o delegado autuou Geraldo em flagrante porque precisava de mais informações e perícia para ter certeza de que se tratava de legítima defesa, o que naquele momento não havia. Após o caso ser apurado, a justiça de Tiros, através do juiz, Denes Marcos Vieira, com manifestação favorável do Ministério Público, autorizou a soltura.

Mesmo assim, foram impostas algumas condições para Geraldo. Ele deverá permanecer em casa no período noturno e nos dias de folga e ainda comparecer ao juízo periodicamente. Também deverá responder a todos os atos do processo, sob pena de perder o benefício da liberdade. Ficou constatado que ele é réu primário e não possui personalidade de fuga ou comportamento que possa atrapalhar o andamento processual.

Gustavo Barbosa disse que, como já está fora do expediente, o alvará de soltura só será cumprido nesta quinta-feira (21).