O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 por conta da pandemia de coronavírus, afirmou nesta segunda-feira Dick Pound, membro da entidade.

Grandes potências do esporte, como Austrália e Canadá, já tinham anunciado mais cedo que tinham se retirado dos Jogos deste ano, enquanto os organizadores sofriam pressões de todo o globo para adiarem o evento pela primeira vez em 124 anos de história moderna.

“Com base nas informações que o COI tem, o adiamento já foi decidido”, disse Pound ao jornal USA Today. “Os parâmetros ainda não foram determinados, mas os Jogos não começarão em 24 de julho, isso eu sei.”

Pound disse à Reuters que o adiamento para o ano que vem parece ser a melhor solução. Os Jogos estavam marcados para ocorrer entre 24 de julho e 9 de agosto.

O Japão e o COI disseram que o cancelamento total dos Jogos não é uma opção. Mas encontrar uma nova data poderia ser complicado já que o calendário do verão de 2021 já está bem ocupado, enquanto 2022 terá a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.

Pound disse que um grande número de membros do comitê da organização, atletas e veículos de mídia e federações esportivas precisam ser consultados antes que um plano possa ser finalizado, mas que há sinais antecipados de uma disposição para acomodar os Jogos em 2021.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) disse nesta segunda-feira que está disposta a mudar seu campeonato mundial de 2021, marcado para o período entre 6 e 15 de agosto em Eugene, no Estado norte-americano de Oregon, para abrir caminho para a realização dos Jogos Olímpicos.

“A IAAF já esteve em discussão com o Comitê de Organização de Oregon 21 com relação à possibilidade de adiamento dos Jogos Olímpicos para o ano que vem, e eles por sua vez promoveram discussões com seus principais interessados e nos garantiram que irão trabalhar com todos os seus parceiros para garantir que Oregon esteja apta a receber o Campeonato Mundial de Atletismo nas datas alternativas que forem necessárias”, afirmou a entidade que comanda o atletismo mundial em nota.

O adiamento dos Jogos Olímpicos representará um duro golpe para o Japão, que injetou mais de 12 bilhões de dólares na competição, além de quantias gigantescas que estão ameaçadas entre patrocinadores e veículos de transmissão.

Mas uma onda de preocupação entre os atletas - que já passam por dificuldades para treinar em academias, estádios e piscinas por todo mundo - é um questão que favorece o adiamento, além do cancelamento de outros grandes eventos esportivos.

Fonte: Reuters