O jogo aconteceu no estádio Zama Maciel em Patos de Minas.

Nessa sexta-feira (06), os recuperandos da APAC- Associação de Proteção e Assistência ao Condenado- puderam participar de um evento especial. Eles entraram em campo no Estádio Zama Maciel com a camisa da URT e disputaram uma partida de futebol contra os jovens do Pontapé Inicial, Projeto Social desenvolvido pela Polícia Militar. O evento foi uma das medidas para garantir a ressocialização dos condenados.

Uniformizados e dispostos a ganhar. A vitória não veio, mas os recuperandos mostraram que não vão desistir. O goleiro Lucas Ferreira, recuperando da APAC, falou sobre o momento especial. Ele disse estar bastante feliz com a oportunidade oferecida pela associação. “Estou muito feliz por esta oportunidade. Não temos o mesmo preparo que eles têm, mas o que vale é a interação. É uma porta que está sendo aberta para nós”, destacou.

O promotor da Vara de Execuções Penais e da Infância e Juventude, Paulo Henrique Delicole, destacou que a experiência foi muito marcante. A participação da comunidade faz parte dos elementos para que o recuperando retorne ao convívio social. Ele também ressaltou que o esporte gera disciplina, respeito e ensina o recuperando a conviver com as frustrações, para que ele possa se reintegrar à sociedade, sem voltar a se envolver com a criminalidade.

O Major R. Santos da Polícia Militar destacou o projeto Pontapé inicial, que faz parte da filosofia de Polícia Comunitária e elogiou o jogo com os recuperandos. “É importante pensar na ressocialização. A segunda chance tem que ser levada em consideração. O evento serve para quebrar preconceitos e dar uma nova oportunidade aos recuperandos para eles se reinserirem na comunidade de forma digna”, ressaltou.

A defensora pública, Raquel Assunção, destacou que o jogo mostra que a sociedade está os acolhendo. O Sargento Magela falou da satisfação dos reeducandos em entrar em campo e destacou que o esporte pode proporcionar dias melhores. O Presidente do Sonsep, Luís Eduardo Falcão, ressaltou a importância da integração das pessoas para diminuir a reincidência criminal. “É gratificante ver esta interação entre as pessoas”, disse.

Todos que presenciaram o evento destacaram a importância da participação da comunidade na reintegração dos condenados. O Pontapé Inicial URT venceu o time dos recuperandos por 3 a 1, mas a conquista foi mesmo dos recuperandos que puderam participar de uma partida de futebol e se divertir, de forma digna, pacífica e muito saudável.