Janeiro Branco: psicólogas alertam para os cuidados com a saúde mental em Patos de Minas

Janeiro Branco: psicólogas alertam para os cuidados com a saúde mental em Patos de Minas

publicado em 18/01/2019, por Farley Rocha

A sociedade tem sofrido cada dia mais com as doenças da mente. Os meios tecnológicos aceleraram os comportamentos o que vem causando cada vez mais ansiedade e depressão. Para alertar sobre a importância da saúde mental, diversas ações em todo o mundo estão sendo implementadas neste mês que ficou conhecido como “Janeiro Branco”. Em Patos de Minas, várias ações em diversos seguimentos da sociedade vêm sendo preparadas.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

O Patos Hoje recebeu nesta sexta-feira (18) as psicólogas Milla Marques da Silva e Letícia D. Moreira Silva. “A Campanha do Janeiro Branco gira em torno dos cuidados com a saúde mental, nosso bem estar emocional. Vivemos em uma era de muita velocidade, de muita informação, que faz com que esqueçamos de cuidar da gente.  E quando eu deixo de olhar pra mim, eu acabo caindo em adoecimento”, destacou Milla.

A psicóloga Letícia também destacou que é preciso atentar para as relações. Ela orientou as pessoas a olharem para dentro de si, se conhecerem, porque é a partir desse contato consigo mesmo é que as pessoas poderão fazer essa reavaliação. Ela destacou que as pessoas precisam exercitar a resiliência. “As pessoas precisam resistir às frustrações, ninguém vive sem problemas. É como se fosse uma mola, devemos voltar a quem éramos antes do sofrimento”, explicou.

Elas orientaram as pessoas a buscarem um momento para fazer algo por si próprios, sem haver pressão do cônjuge, dos filhos ou da profissão. “Que dia você fez algo por você mesmo?”, indagou. As profissionais destacaram a importância das terapias, mas que em muitas vezes é preciso da combinação de acompahamento psicológico com medicamentos, o que deve acontecer através de orientação profissional. “Há situações em que a ansiedade vai levando a um estado tão grande de angústia e depressão que acaba culminando em suicídio”, destacaram.

Milla e Letícia também convidaram para uma ação lúdica que vai acontecer na manhã do dia 26 de janeiro no Galpão da Feira do Produtor. Elas ressaltaram que a intenção é chamar a atenção para as doenças psíquicas mais recorrentes e orientar para as boas práticas. Para terminar, elas alertaram que, caso não esteja conseguindo solucionar o problema, a pessoa deve procurar um profissional que vai direcionar o tratamento da melhor forma possível.

A Campanha do Janeiro Branco começou em 2014 em Uberlândia e se difundiu para todo o Brasil. Em Patos de Minas, várias ações estão sendo preparadas. “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. Para saber um pouco mais sobre a campanha e deixar suas opiniões, as pessoas podem visitar as páginas no Facebook e instagram

Autor: Farley Rocha Postado em 18/01/2019
Compartilhe:

4 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • zé engraxate | 1 mês atrás

    Eu converso sozinho e falo coisas sem nexo, mas eu acho que eu sou normal.

    1 0 Responder

  • Mariazinha | 1 mês atrás

    Eu apoia muito essa atitude, minha mãe teve depressão e em 2016 acabou suicidando é muito triste essa doença e hoje tbm luto contra o síndrome do pânico que não é fácil

    5 0 Responder

  • Débora | 1 mês atrás

    Apoio a campanha e acho fundamental falar sobre o que dói para descobrir como melhorar. Só assim conhecemos mais de nós mesmos. Parabéns Milla e Letícia. VIVA JANEIRO BRANCO

    4 0 Responder

  • De olho | 1 mês atrás

    Parabéns pela atitude...Deus venha abençoar grandememte cada um...vou está indo sem falta no dia 26...presciso muito ...

    6 0 Responder