urante a ação, eles também devem dar dicas de como manter uma boa qualidade de vida.

O mês de janeiro é reservado para uma reflexão sobre as doenças mentais e ações que podem promover a saúde emocional das pessoas. Em um mundo de alta competitividade, cada dia mais transtornos como depressão, obseção e vícios têm surgido e é importante prevenir. Em Patos de Minas, profissionais e a entidade Amor Exigente vão promover diversas atividades na cidade.

A psicóloga Adélia Lara é uma das organizadoras da campanha que deve promover diversas reflexões. Ela destacou como será o trabalho. Com o tema “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a movimentação pretende estimular na sociedade patense uma cultura de subjetividade humana e valorização da saúde mental em todas as suas dimensões.

A programação é bastante extensa e já começa neste sábado (20) com uma blitz no Centro de Patos de Minas. Os profissionais vão entregar panfletos e conversar com as pessoas a partir das 9h00 na Rua Major Gote com a Rua Olegário Maciel. No domingo (21), começa o ciclo de palestras no Parque Municipal do Mocambo.

Às 9h00, Flávia Roberta fará a primeira palestra sobre dependência química. Depois às 9h20, Fabiana Paiva Bahia Franco falará sobre depressão. Paula Rosa Queiroz Ribeiro palestrará às 9h50 sobre “Saúde Mental na Pessoa com Deficiência”. Em seguida, Adélia Lara orienta as pessoas sobre “saúde mental na infância e adolescência”.

Às 10h40, Milla Marques da Silva falará sobre um grande problema vivido em Patos de Minas, o suicídio. Méllane Queiroz Braga debate sobre transtornos alimentares às 11h05. E tem mais. Letícia Dayane Moreira Silva vai falar sobre “a morte, as perdas e o luto: o que dizem sobre a vida”. Fechando o ciclo de palestras, às 11h55, Débora Delfino Caixeta discorre sobre “ansiedade: o mal do século”.

Todas as palestras são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. Durante a ação, eles também devem dar dicas de como manter uma boa qualidade de vida. Tempo para o lazer, cultivar boas relações, praticar esportes, alimentação de qualidade, dormir bem, se valorizar, se amar, e se cuidar, administrar as finanças e buscar uma capacitação profissional são algumas das dicas que serão repassadas.