A probabilidade de chuva para todo o final de semana é de 80%.

Surpreendentemente, o período chuvoso em Patos de Minas não acabou. Já estamos na segunda semana de maio e a previsão continua indicando chuva para os próximos dias. Nossa reportagem conversou com um professor de climatologia que relatou as causas de tantas chuvas. A probabilidade de chuva para todo o final de semana é de 80% com 10 milímetros de chuva todos os dias.

Uma das principais causas da continuidade das chuvas que estão caindo na cidade, de acordo com um climatologista, é o Fenômeno chamado El Niño. Segundo Adalberto Vieira, professor de climatologia do Unipam, o fenômeno causa mais chuvas na região Sul do país e menos na região Norte. “Nós estamos na região Sudeste, ou seja, no meio disso tudo então ainda sobra muita chuva para nós aqui”, disse o professor.

Ainda segundo ele, a principal causa do surgimento do El niño é devido a um aquecimento acima do normal no oceano Pacífico na linha do Equador e fenômenos assim são monitorados com muita frequência. O professor disse que os meses sem chuva na região são Junho e Julho e, mesmo assim, ainda deverá cair algumas gotas dos céus embora a expectativa de agora para frente é a diminuída constante do período chuvoso.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a previsão para os próximos dias é de mais chuva. A previsão do tempo para esta quarta-feira (08) é de 5mm de chuva no final da tarde e início da noite com temperatura máxima de 29° e mínima de 19°. Para amanhã e sexta-feira a previsão também é de 80% de probabilidade de chuva. Sábado o dia fica parcialmente nublado com temperatura máxima de 26° e mínima de 19°.

No domingo, a previsão é de chuva o dia todo. A temperatura máxima não vai passar de 27° e a mínima de 16°. O volume de chuva para todos os dias é de 10 milímetros.