O início da segunda fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe levou dezenas de pessoas para as unidades de saúde de Patos de Minas na manhã desta segunda-feira (22). A partir de hoje, todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários da campanha podem receber as doses da vacina.  O dia D da vacinação contra a gripe está marcado para o dia 04 de maio.

O público alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe inclui trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. Além disso, o Ministério da Saúde decidiu incluir na campanha, os profissionais de segurança pública e salvamento.

Em Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as doses da vacina contra a gripe em 18 unidades de saúde localizadas no perímetro urbano e quatro unidades de saúde localizadas na zona rural. A meta é imunizar 42 mil pessoas no município. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Na manhã desta segunda-feira (22) foram verificadas filas em determinadas unidades de saúde, como a do Guanabara. A enfermeira Vânia Ruth orientou as pessoas as procurarem as unidades no dia D da Campanha de Vacinação em quatro de maio. Neste dia, os postos estarão abertos exclusivamente para este fim.

A enfermeira falou sobre eficácia da vacina e orientou as pessoas a se protegerem contra a Influenza, que tem causado no Brasil nos últimos anos.