As missas de cinzas realizadas pela Igreja Católica ao longo da manhã desta quarta-feira (26) ficaram lotadas.

Terminado o Carnaval, a maior festa popular do país, chegou a hora de voltar às atenções para penitência.  Hoje, quarta-feira de cinzas, tem início a quaresma, um período de 40 dias que serve para conversão e preparação dos fiéis para a festa de Páscoa -  a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Em Patos de Minas, as missas de cinzas realizadas pela Igreja Católica ao longo da manhã desta quarta-feira (26) ficaram lotadas. Nesta celebração, as cinzas obtidas através da queima dos ramos do Domingo de Ramos são umedecidas com água benta e oferecidas aos fiéis. A imposição das cinzas vem acompanhada da frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” para que os fiéis façam uma reflexão de vida.

A Quaresma, que faz referência ao período de 40 dias em que Jesus passou no deserto jejuando até ser crucificado e morto, também é um período de preparação espiritual para a comemoração da Páscoa. Tradicionalmente, os fiéis se dedicam mais às orações e realizam penitências, como o jejum da carne, principalmente nas sextas-feiras.

A Igreja Católica recomenda aos fiéis que, além da penitência, é preciso exercitar a generosidade. O alimento preservado durante o jejum deve ser doado para quem não tem o que comer. A Quaresma termina no Domingo de Ramos, dando início à Semana Santa, que este ano ocorre a partir do dia 06 de abril.

Fotos: Jhereh